#71674
De acordo com dados divulgados pelo Instituto Socioambiental, 223 terras indígenas esperam a conclusão de seu processo demarcatório. Esses números demonstram que o problema da demarcação das terras indígenas está presente de forma complexa na realidade brasileira. Nesse sentido, o problema tem como causa o legado histórico e encontra espaço nas questões políticas.

Em primeira análise, o legado histórico mostra-se como um dos desafios à resolução do problema. De acordo com o pensamento de Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse contexto, a demarcação de terras indígenas , apresenta raízes intrínsecas ao passado brasileiro, o que dificulta ainda mais sua resolução.

Outro ponto relevante, nessa temática, é as questões políticas. Conforme Aristóteles, a política tem como função preservar o afeto entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, a demarcação de terras indígenas não encontra o respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema.

Por fim, faz-se necessário, que o MEC em parceria com o PNLD (Programa
Nacional do Livro Didático) desenvolvam uma atualização nos
livros didáticos de História, por meio da sugestão de projetos que
discutam o legado histórico brasileiro relacionando-o a problemas
atuais. Ademais, tais projetos poderiam fomentar, até mesmo, a criação
de uma Olimpíada de História para o século XXI, para que a questão
da demarcação de terras indígenas seja compreendida em sua totalidade e possa proporcionar avanços que o desamarrem de seu passado supressor. Dessa maneira, é possível que o problema permaneça no passado brasileiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Muito se tem discutido, recentemente, acerca das d[…]

nycolas2005 , muito obrigada, fico feliz pela cor[…]

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio &aacu[…]

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