Formalmente, o Brasil se caracteriza como um Estado Democrático de Direito. Porém, não basta o sentido formal para efetivar a soberania popular e o cumprimento das leis. A formação do país é complexa, composta por distintas realidades sociais, econômicas e culturais. O histórico nacional é carregado de desigualdades e contradições, barrando assim, conquistas populares. Porém, apesar de deslizes, graças a pressões de movimentos, houve mudanças relevantes no que tange a representação popular.
Conforme anteriormente citado, o período de Vargas representou uma época de repressão política. Porém, trouxera avanços democráticos, como o sufrágio feminino e a criação de uma justiça eleitoral.
Hoje em dia, mesmo com limitações, a democracia é notoriamente abrangente. Mesmo sendo indireto e representativo, o sistema vigente possibilita o exercício democrático direto através de dispositivos como o plebiscito e referendo, além do tradicional exercício do voto nas urnas.
Infelizmente, a forma democrática de governo carrega em si as suas contradições. Se não houver um meio termo, ela se encontra passível a colapso. A desinformação e a visão idealizada do passado levaram as pessoas a defenderem a volta de anos sombrios da história nacional. A falta de senso critico nos distanciam dos acontecidos passados, assim banalizando as injustiças, como a escravidão e a ditadura civil-militar.
O maior aliado da democracia é a informação. Infelizmente, a utilização genérica do termo esvaziou o seu significado, sendo necessário assim, as escolas construírem um senso crítico através das matérias de humanidades.
A redistribuição de renda e o atendimento de outras necessidades coletivas pelos poderes públicos seriam uma forma de validar a representação e minimizar o niilismo político e democrático presentes nas classes populares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada