Por karizzzne
Quantidade de postagens
A democracia é um regime político que se fundamenta na liberdade e participação cidadã, possibilitando que as pessoas tenham voz ativa nas decisões que afetam suas vidas. Ademais, a defesa da democracia é uma pauta urgente, como se pode notar a partir dos diversos casos de violência com motivação política que assolam o Brasil na contemporaneidade. Com base nesse viés, observa-se a necessidade de discutir acerca dos muitos políticos que apresentam ideologias excludentes e preocupantes, e a população que demonstra certa ingenuidade política.

A princípio, é inegável que os maiores inimigos da democracia se encontram dentre os políticos. Muitos destes que, mesmo tendo o papel de serem os defensores do povo, exibem comportamentos egocêntricos e intolerantes. Assim, pode-se citar o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que durante seu mandato proferiu diversos comentários de cunho preconceituoso contra minorias, em especial, mulheres e a comunidade LGBTQIAP+. Logo, faz-se necessário que indivíduos que exibem comportamentos abertamente hostis contra qualquer parcela da população tenham sua candidatura dificultada ou mesmo impedida, pois, estes não agirão de forma respeitosa quanto a estes grupos sociais caso cheguem ao poder.

Além disso, é explícito que a ingenuidade política da população é uma das principais causas da deterioração da democracia. Na fábula “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é retratado de forma alegórica uma sociedade onde seus membros simplesmente seguem seu líder, sem demonstrar qualquer senso crítico ou individualidade. Dessa forma, percebe-se que, para a democracia se tornar o governo dos cidadãos que se propõe a ser, é necessário que o povo seja bem instruído no tema política para assim ter voz e autonomia.

Infere-se, portanto, que a defesa da democracia é uma necessidade imediata na sociedade brasileira. Para tanto, é fundamental que o governo, como fomentador de políticas públicas, invista em programas e projetos sociais por meio de recursos financeiros, visando a inclusão e educação política da população, de modo a melhorar o cenário democrático do país. Apenas assim, o Brasil poderá ser, de fato, uma nação livre, justa e solidária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
E aí? Tudo em ordem?

Vou corrigir sua redação, mas só avisando que sou apenas um universitário. Logo, posso cometer erros

TEMA: DEFESA DA DEMOCRACIA NO BRASIL

Autor(a): @karizzzne

INTRODUÇÃO:

A democracia é um regime político que se fundamenta na liberdade e na participação cidadã, possibilitando que as pessoas tenham voz ativa nas decisões que afetam suas vidas [Contextualização]. Ademais, a defesa da democracia é uma pauta urgente, como se pode notar a partir dos diversos casos de violência com motivação política que assolam o Brasil na contemporaneidade [Tema] . Com base nesse viés, observa-se a necessidade de discutir acerca dos muitos políticos que apresentam ideologias excludentes e preocupantes[Tese 1], e [trocaria a conjunção “e” por “além de(a)” pra evitar a repetição da conjunção próxima uma da outra] a população que demonstra certa ingenuidade política[Tese 2].

Comentários: Olha, tua intro tá boa. Traz a contextualização, o tema e a tese. Tendo isso tá perfeito. Só atenção aos detalhes marcados acima.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Por LeighTeabing
DESENVOLVIMENTO 1

A princípio, é inegável que os maiores inimigos da democracia se encontram dentre os políticos[]. Muitos destes que, mesmo tendo o papel de serem os defensores do povo, exibem comportamentos egocêntricos e intolerantes. Assim, pode-se citar o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que durante seu mandato proferiu diversos comentários de cunho preconceituoso contra minorias, em especial, [faltou “às”] mulheres e a [à] comunidade LGBTQIAP+[Contextualização]. Logo, faz-se necessário que indivíduos que exibem comportamentos abertamente hostis contra qualquer parcela da população tenham sua candidatura dificultada ou mesmo impedida, pois, estes não agirão de forma respeitosa quanto a estes grupos sociais caso cheguem ao poder.[Argumentação]

Comentários: Sinto falta de você correlacionar de maneira mais direta o tema com esse parágrafo, pois não ficou explícita(dá pra entender, mas deixe MUITO EVIDENTE) clara a relação de ameaça/defesa da democracia e esse parágrafo. Além disso, não apresenta fechamento o parágrafo.

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Por LeighTeabing
DESENVOLVIMENTO 2
Além disso, é explícito que a ingenuidade política da população é uma das principais causas da deterioração da democracia[Tópico frasal]. Na fábula “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, é retratado de forma alegórica uma sociedade onde seus membros simplesmente seguem seu líder, sem demonstrar qualquer senso crítico ou individualidade[Contextualização]. Dessa forma, percebe-se que, para a democracia se tornar o governo dos cidadãos que se propõe a ser, é necessário que o povo seja bem instruído no tema política para assim ter voz e autonomia.[Argumentação]

Comentários: esse parágrafo é bem curto. Recomendo que desenvolva mais sua argumentação e adicione um fechamento ao parágrafo.

0
Por LeighTeabing
CONCLUSÃO:

Infere-se, portanto, que a defesa da democracia é uma necessidade imediata na sociedade brasileira. Para tanto, é fundamental que o governo(Agente), como fomentador de políticas públicas(detalhamento), invista(Ação) em programas e projetos sociais por meio(Meio/modo) de recursos financeiros[redundância], visando a inclusão e educação política da população, de modo a melhorar o cenário democrático do país. Apenas assim, o Brasil poderá ser, de fato, uma nação livre, justa e solidária.[Finalidade?]

Comentários: Olha, tua conclusão apreseta os 5 elementos, ok. Mas tive q forçar um pouco, pois a proposta como um todo está superficial. Cuidado com isso, pois um corretor mais carrasco poderia usar isso pra desconsiderar alguns elementos.

0
Por LeighTeabing
C1:120
C2:160
C3:120
C4:200
C5:200

Nota:800

0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Defesa da Democracia no Brasil
por Clariceee    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por Clariceee
Defesa da democracia no Brasil
por Amandzsouza    - In: Outros temas
0 Respostas 
116 Exibições
por Amandzsouza
Defesa da Democracia no Brasil
por gabypithon    - In: Outros temas
1 Respostas 
154 Exibições
por Marlonnluis
Defesa da democracia no Brasil
por Pgs2000    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Pgs2000
Defesa da democracia no Brasil .
por Takina    - In: Outros temas
2 Respostas 
61 Exibições
por Takina
Importancia da defesa da democracia
por emilyviiih23    - In: Outros temas
0 Respostas 
32 Exibições
por emilyviiih23
defesa da democracia
por emilyviiih23    - In: Outros temas
0 Respostas 
62 Exibições
por emilyviiih23
0 Respostas 
29 Exibições
por Daviferreira
A Democracia No Brasil
por Lilia    - In: Outros temas
0 Respostas 
51 Exibições
por Lilia
A Democracia no Brasil
por Lilia    - In: Outros temas
0 Respostas 
45 Exibições
por Lilia

A alimentação irregular e a obesidad[…]

Moradores de rua- preconceito

No Brasil existe uma grande desvalorizaç&at[…]

Enem 2023

A Constituição Federal de 1988, infl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM