Mormente, a alta taxa de indivíduos desabrigados está diretamente relacionado a desigualdade social. Nesse sentido, o altas taxas de déficit de moradia é mais provida da incapacidade financeira comparado a disponibilidade de domicílios, o que acarreta o crescimento de favelas e moradores de rua. De acordo com a fundação João Pinheiro, Dos 27 estados nacionais, somente oito apresentar um déficit maior que disponibilidade de habitação. É inadmissível que tal problema prioritário perante o artigo 6 da constituição, persista dentro de um país que ocupa a nona posição na economia mundial.
Vale, ainda, salientar o encarecimento dos domicílios disponíveis com um impulsionador do problemas. Consoante ao sociólogo alemão Dahrendorf, no livro "A lei e a ordem", a anomia é uma condição social onde as normas reguladoras do comportamentos das pessoas perderam a validade. De maneira análoga, a anomia assemelha-se ao atual cenário brasileiro a medida que mais indivíduos são despejados de sua residência e são obrigados a luta para ter um modo de sobrevivência.
Infere-se, portanto, a necessidade de uma intervenção política concreta que minimize o problema de forma rápida e eficiente. É necessário que o governo crie e disponibilize espaços destinado a formação de habitações em locais estratégicos e distante a metrópoles, afim de incentiva setores com condições favoráveis as industriais a se estaciona e promover um incentivo econômico e esse locais, com apoio de prefeitos locais para administra a formação da área das residências e forneça uma condição favorável para os habitantes tenha a capacidade de permanece em seu domicílio. Desta forma, é possível cumpri novamente ao artigo 6 e desenvolver o país com ordem e progresso.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada