Diante desse cenário, é preciso evidenciar como os zoológicos transformam os animais em objetos comerciais. Nessa perspectiva, o filme "Madagáscar" demonstra como esses animais são postos como entretenimento para o público local ou de estrangeiros, o qual objetifica o leão chamado Alex como a atração principal, que serve para atrair novos visitantes pagantes, uma vez que nesse zoológico em Nova York se comercializa vários produtos com a imagem desses animais. Em decorrência, se tem uma normalização do encarceramento de animais silvestres para um ganho monetário. Desse modo, a visão do animal aprisionado como material de consumo, distração e lazer é reforçado pela presença de zoológicos.
Ademais, é de necessidade apontar que os zoológicos possibilitam ações de maus-tratos contra os animais. Como no caso do elefante Kaavan que passou 35 anos em confinamento em um zoológico no Paquistão, com algemas que causaram cicatrizes profundas, o mesmo só foi libertado em 2020 e realocado para um santuário de vida selvagem. Essa situação horrível que Kaavan vivenciou se perpetua por outros zoológicos, em razão da capitalização e para a manutenção dessa esfera de violência que aprisiona, agride, negligência e mata vários outros animais. Em suma, os zoológicos são ambientes propícios para a perpetuação dos maus-tratos a animais.
Portanto, são necessárias medidas que atenuem o impasse em relação aos zoológicos. Logo, urge que o Instituto Brasileiro do Meio ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA) - responsável pela fiscalização ambiental - aumente o rigor no supervisionamento e vistoria de zoológicos pelo país. Tal iniciativa deve ocorrer por meio de visitas recorrentes e periódicas, juntamente com a demanda de formulários descritivos sobre as condições de cada animal, do qual devem ser entregues ao IBAMA uma vez por semana. Essa ação tem o intuito de proteger e resguardar os animal, além de priorizar o seu bem-estar em sua totalidade. Assim, a conjuntura brasileira se afastará da afirmação de Drummond.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.