Primeiramente, é de conhecimento geral que, após o início da pandemia, se fez necessário a adesão da tática de ensino a distância (EAD) que, mesmo sendo semelhante ao clássico método aplicado, utiliza como principais meios de acesso, a internet, além de aparelhos como, por exemplo, celular e computador. Refletindo sobre o caso, é notório a existência de grandes desigualdades em relação a esse quesito, pois, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 4,3 milhões de estudantes entraram na pandemia sem possuir condições financeiras que lhes proporcionassem acesso ás redes de conexão, para que estes pudessem, também, aderir ao sistema de aulas online.
Outra questão que se deve ser abordada, é o aumento dos casos de evasão escolar ocasionada pelo fechamento das instituições de ensino. Alguns fatores como a dificuldade de aprendizagem no ensino a distância, unida a desigualdades educacionais e as inúmeras distrações ou desvios como, por exemplo, atividades recreativas ou tarefas domésticas, estão entre algumas das causas desses abandonos. Além disso, também se deve considerar a falta de motivação, pois muitos estudantes são desprovidos do auxílio necessário e se sentem esgotados, tanto fisicamente quanto mentalmente, o que acaba gerando desistência por parte dos mesmos, agravando o problema.
Em vista dos argumentos apresentados, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Ministério da Educação juntamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações que invista em locais dedicados unicamente à informática educacional, com os quais possuam computadores e redes de internet de livre acesso às instituições de ensino, com o intuito de proporcionar os recursos necessários para os estudantes que não dispõem dos mesmos, pois, segundo o pai da moderna nação sul-africana, Nelson Mandela, "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo."
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada