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Por Eubrooke
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Antes da chegada dos colonizadores em 1500, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos índios, que para benesse da metrópole portuguesa foram escravizados e perderam seu espaço. Hodiernamente, esse grupo minoritário vive em áreas demarcadas que estão ameaçadas pelo interesse elitista. Observa-se um problema que tem como causas a priorização de interesses financeiros e a desvalorização indígena.
Primeiramente, a lógica capitalista é um desafio presente no problema. Segundo Karl Marx, "O dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem; a essência domina-o e ele adora-a". Sua tese comprova-se correta, visto que, o marco temporal vai privatizar e comercializar algumas áreas demarcadas. Com isso, os interesses da bancada Ruralista serão priorizados e os índios que habitam esse espaço, terão de abandoná-lo.
Ademais, o desprezo pelos índios é um entrave que tange ao problema. Hannah Arendt diz que "a essência dos direitos humanos é o direito a ter direito". Entretanto, sua premissa não se aplica a realidade indígena, visto que, não podem comprovar formalmente que as terras que habitam são suas por direito. Logo, ao tomar as terras demarcadas, consequências drásticas vão acometer o país, como o desmatamento e o inchaço dos centros urbanos com a migração dessa comunidade.
Sendo assim, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Justiça, por meio da Funai, deve assegurar os direitos indígenas, mediante um projeto de lei que proíba a tomada de terras, evitando assim a degradação ambiental e o aumento do número de vulneráveis. Espera-se assim, priorizar os direitos humanos e fazer valer a tese da Hannah Arendt.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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