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Por DaviZambom
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Atualmente, no Brasil, a saúde pública encara desafios complexos que ecoam ao longo de sua história, como um refrão persistente. Da mesma forma que ocorre no filme "Breaking Bad", onde a falta de acesso a tratamentos de saúde adequados pode levar a caminhos sombrios, o cenário brasileiro é caracterizado por desigualdade no acesso aos serviços de saúde e variação na qualidade desses serviços.

Em primeira análise, o financiamento insuficiente na saúde pública do Brasil é evidenciado pelo Ministério da Saúde, que revela que em 2010 o país destinou apenas 10,7% de seu orçamento público à saúde, cerca de 5% menos que a média mundial e 1,5% a menos que outros países emergentes. Certamente essa carência de recursos tem impactos diretos e devastadores, resultando em filas de espera crescentes, tratamentos adiados e a falta de acesso oportuno a serviços de saúde para milhões de brasileiros. Além disso, a qualidade dos serviços de saúde também é prejudicada, com hospitais e clínicas enfrentando limitações na compra de equipamentos médicos, na contratação de profissionais qualificados e na expansão da infraestrutura necessária, o que compromete a segurança dos pacientes e a eficácia dos tratamentos.

Adicionalmente, a baixa qualidade dos serviços de saúde gera insatisfação e desconfiança da população em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Uma pesquisa do Ibope em 2019 revelou que apenas 35% dos brasileiros consideram o SUS bom ou ótimo, enquanto 44% o avaliam como ruim ou péssimo. Ademais, 77% dos entrevistados afirmaram ter medo de precisar do SUS. Essa percepção negativa pode levar as pessoas a procurarem serviços privados ou alternativos, que nem sempre são seguros ou eficazes, exacerbando a desigualdade no acesso à saúde. A falta de confiança no sistema de saúde público também impacta o envolvimento da população em questões de saúde preventiva, contribuindo para um aumento de doenças e sobrecarregando os serviços de emergência. Portanto, a baixa qualidade dos serviços prejudica a saúde e afeta negativamente o bem-estar da população.

Diante dos desafios na saúde pública brasileira, é necessário que o Ministério da Saúde, em cooperação com o governo e instituições competentes, promova a otimização dos gastos na área de saúde. Isso requer a implementação de auditorias regulares para identificar e eliminar gastos supérfluos, bem como a criação de equipes de gestão financeira em todos os níveis de atendimento. Essas medidas resultarão em uma alocação mais eficiente de recursos, promovendo o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, reduzindo as desigualdades no atendimento e aliviando a sobrecarga dos serviços de emergência. O Ministério da Saúde deve estabelecer padrões rígidos para as auditorias financeiras, garantindo transparência na gestão de recursos. Essa intervenção visa melhorar a qualidade e eficiência dos serviços de saúde no Brasil, promovendo o bem-estar da população e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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