Em primeiro lugar, a denominada cultura do cancelamento surge de uma nova maneira de se relacionar e dentro de um espaço de exposição de ideias ostensivo. E ao mesmo tempo que as pessoas se sentem mais livres para emitir opiniões diversas, existe atualmente um maior combate a certas opiniões e comportamentos que violam os direitos, principalmente, das mulheres, dos LGBTQIA+ e dos negros e que são rebatidos em rede através do ‘cancelamento’. A prática, fundamentalmente, não busca ser limitante, mas é uma forma de tornar público, e algumas vezes palpável, como o caso de famosos que perdem patrocínio, que certos tipos de concepções e comportamentos não irão mais ser tolerados.
No entanto, como uma faca de dois gumes, a prática do cancelamento pode sim, se apresentar de forma limitante, no sentido de ser realizada de forma indiscriminada, indo contra certas ideias que simplesmente não concordam com a visão de mundo desse indivíduo ou ao não promover o diálogo. Essa ação pode ser assimilada de forma radical, uma vez que alguém comete um erro, que pode ou não ser por ignorância, e essa pessoa ser simplesmente eliminada, excluída daquelas relações.
Logo, com o objetivo de evitar que a cultura do cancelamento se torne extremista, no sentido de promover linchamentos virtuais por tudo e por nada, as próprias empresas que oferecem serviços digitais devem promover debates e reflexões para com e entre seus usuários através de ‘lives’, no sentido de instruí-los sobre as melhores maneiras de usar a rede.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 133
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 153
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.