Apesar da origem pedagógica que vem junto ao cancelamento, ele não oferece nenhuma melhoria social já que a vítima não tem nenhuma oportunidade de se retratar e por consequência melhorar o seu comportamento. Como o que aconteceu com a rapper e cantora Karol Conka após participar do Reality Show Big Brother Brasil na edição de 2021, Karol foi completamente massacrada nas redes sociais após ser desrespeitosa e agressiva com outros participantes, chegando até perder oportunidades de trabalho no meio da música e na televisão. Os ataques foram tão massivos que saíram na orbita virtual e comprometeram a segurança da cantora. Sem contar a sua saúde mental que foi duramente afetada pela a exclusão social e duras ofensas.
É possível também fazer uma correlação desse "tribunal virtual" com o Regime Militar Brasileiro, que aconteceu na década de 70 no nosso país, nessa época viviamos uns dos momentos mais dessociáveis de nossa história, com extremas censuras e duros punimentos a quem não seguisse as normas de certo ou errado já pré determinadas pelos ditadores. Com isso, a sociedade não expressava seus pensamentos, valores e ideologias por medo e não porque de fato adquiriram a consciência de que aquilo é incorreto ou não. Dado que um número cada vez maior de indivíduos, principalmente pessoas públicas, sentem medo de serem cancelados e vítimas do julgamento online, é esperável que optem por se comportar de uma maneira que agrade ao público, já que estão sendo observados continuamente. Em outras palavras, o receio de ser cancelado pode inibir comportamentos naturais dos indivíduos e fazê-los agir por conveniência.
Portando, medidas são necessárias para resolvermos o impasse. Primeiramente, é crucial entendermos que todos somos suscetíveis a erros, mas também temos a chance de melhorar como indivíduos. Ter essa compreensão é fundamental para não excluir outras pessoas, para estar aberto ao diálogo saudável e para a construção de um mundo mais inclusivo, em que as pessoas se respeitem. Segundamente, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações investiria em propagandas forcadas em responsabilidade de comportamento virtual, que seriam transmitidas nos canais de tv aberta para a população em horário nobre, e também divulgadas nas escolas para o público jovem, que é disparadamente o maior reprodutor dessas atitudes. E por ultimo, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública atuariam na criação de uma lei que que averigue ataques virtuais que com a ajuda da Policia Federal garantirá com que a mesma seja comprida. A tomada de atitudes contra a cultura do cancelamento é extremamente necessária porque como já disse o rapper, cantor, letrista e compositor brasileiro Emicida: "Não adianta propósito sem processos".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.