Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#60949
A rede social Classmates criada em 1995 pelo norte-americano Randy Conrads permitia o encontro de colegas de classe, ao passar dos anos surgiram-se outras redes, possibilitando que usuários se comuniquem, compartilhem opiniões, postem fotos e vídeos, tudo isso de qualquer lugar do mundo. No cenário de popularização das mídias sociais manifestou-se a chamada cultura do cancelamento, movimento presente na sociedade atual.

O movimento de cancelamento nasceu com o intuito de trazer justiça aos grupos afetados pelas atitudes ofensivas de um determinado individuo, geralmente famoso, utilizando as redes sociais como forma de divulgar o ato e cobrar ações de marcas ou pessoas de influência. Como é o caso da campanha #MeToo, onde através das mídias sociais várias mulheres denunciaram o assédio ou agressão sexual provocados por homens poderosos, entre eles o produtor americano Harvey Weinstein acusado por diversas atrizes de abuso sexual.

Apesar da intenção inicial, a cultura do cancelamento tornou-se uma problemática crescente na sociedade contemporânea, nela uma pessoa pode ser cancelada por qualquer coisa dita e interpretada de maneira equivocada ou até por algo feito há anos atrás. Além disso, ainda que afetado no instante das postagens, o sujeito cancelado sofre um impacto temporário, já que o tempo do cancelamento depende do local social que este ocupa e do peso que a população dá para as ações realizadas. Fato evidenciado pelo jornalista William Waack que após o vídeo no qual tem falas racistas, foi demitido pela globo, mas um tempo depois contratado por outra emissora.

Diante do exposto anteriormente, é indispensável a conscientização popular em torno da cultura do cancelamento, sendo assim, visando a redução deste problema, as políticas públicas juntamente com as plataformas midiáticas devem desenvolver meios de conscientização sobre os malefícios do cancelamento. Também é conveniente que o Ministério da Educação organize discussões dentro do espaço escolar acerca da exposição saudável de ideias nas redes sociais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

Depois da revolução industrial, os s[…]

Durante a colonização do territ&oacu[…]

Higorrair pode corrigir pra mim?

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM