#27924
O passado é a dimensão temporal que possui prioridade na constituição da identidade do indivíduo, é por isso que o reconhecimento do passado como prioridade na constituição do ser é elemento imprescindível à construção do ser presente, do ser autêntico, sendo a valorização dos antepassados e dos feitos realizados durante a história.
Analisando a escultura Amnesia feita por Flavio Cerqueira, ele faz referências aos escravos chamados de tigrados, pois o conteúdo que carregavam no barril continha ureia e amônia que vazava em sua pele deixando manchas brancas, fazendo parecer com as manchas dos tigres. Na escultura o menino escravo, joga propositalmente o liquido em cima de si, insinuando um pedido de socorro ou tentando embranquecer sua pele para parar de sofrer como escravo, sem ao menos receber um salário, o que ainda é decorrente na sociedade atual em vista das empresas que tinham imigrantes ou mesmo brasileiros trabalhando como escravos.
O passado engloba toda a história de um determinado povo, sua cultura, e modo de vida, os grandes feitos das gerações anteriores, podem extrair lições para se orientar o presente, diante dos problemas que se apresentam, e abrir novas transformações na sociedade. Como a história do Brasil, os acontecimentos abordados na geografia brasileira teve grande impacto no país, como a violência, preconceito, música, literatura, e arte.
Desta forma preservar o passado histórico e a literatura é o básico para se compreender como parte da sociedade em que se vive, e assim educar as crianças para que compreendam que sem o passado não haveria presente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Nos dias atuais pelo menos no Brasil, o háb[…]

Segundo dados estatísticos do IBGE, idosos […]

Evasão escolar

Olá! Li sua redação e ela f[…]

Redação- invisibilidade e registro c[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM