A propagação de notícias falsas ocorre pelo desconhecimento digital. As gerações Baby Boomers, X e Y foram inseridas na era tecnológica, de certa forma, forçadamente, pois o mundo evoluiu e exigiu que elas também progredissem. Entretanto, a exclusão e a desinformação de alguns, faz com que, compartilhem o caos involuntário. A partir disso, a geração Z, usá-os como alvo para concretizar seus objetivos.
A sociedade segue desinteressada pela autenticidade dos fatos digitais. James R.Schlesinger, economista e político, afirma que: “Todos tem o direito de ter as suas próprias opiniões mas não os seus próprios fatos”. Dados apontam que 70% das repercussões com maior velocidade são informações duvidosas, e mesmo assim são compartilhadas. Como resultado, a opinião pessoal iguala-se ao princípio de verdade. Por consequência, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre países que mais consomem fake news no mundo.
Em suma, necessitamos que o Governo Federal junto ao Ministério da Educação, divulgue nas mídias, escolas e televisores um letramento digital acessível sobre tecnologia e fake news, para que possa ser evitado o analfabetismo eletrônico e a falsa disseminação de notícias.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada