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Por emxlly
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O documentário “O Golpista do Tinder” conta a história do estelionatário Shimon Hayut, que, por meio do aplicativo de relacionamentos “Tinder”, atraía e se aproveitava de mulheres fazendo o uso de uma identidade falsa, a fim de manipula-las e aplicar-lhes golpes financeiros. Similarmente, casos como esse se tornaram frequentes no Brasil, à medida que meios de pagamentos eletrônicos e instantâneos se tornaram comuns. Dessa forma, é evidente que a insuficiência de segurança assegurada pelos bancos e a ausência de informações acerca de possíveis fraudes bancárias são empecilhos que colaboram para o aumento de golpes financeiros virtuais.
Nesse viés, é importante analisar como as medidas de segurança determinadas pelas agências bancárias não combatem plenamente fraudes cibernéticas. Em decorrência da pandemia do Covid-19, pagamentos online – como o “PIX” - se tornaram habituais e, apesar de serem uma alternativa ágil que facilita as movimentações bancárias, o número de golpes e fraudes aumentam a cada dia. Uma moradora de Luziânia (GO), por exemplo, foi vítima de um golpe via PIX, obtendo um prejuízo de R$65 mil reais sem que houvesse o compartilhamento dos seus dados, comprovando, assim, como a segurança bancária ainda sofre com percalços.
Ademais, percebe-se que a carência de informações impede, também, que muitas pessoas, no Brasil, não sejam vítimas de golpes financeiros. Diante disso, o avanço tecnológico proporcionou para os golpistas novas maneiras de abusar da ingenuidade e descuido dos usuários, já que a maioria das táticas fraudulentas exigem “engenharia social” para ludibriar as vítimas, de acordo com a BBC News. Fica claro, pois, que a defasagem de conhecimentos acerca das possíveis maneiras de evitar uma extorsão virtual compromete a segurança do coletivo.
Torna-se imperativo, portanto, que os principais sistemas de pagamentos instantâneos – a exemplo do PIX e PayPal - fortaleçam as suas normas e identifiquem possíveis tentativas de golpes cibernéticos, por meio de canais de atendimento mais eficazes e melhoria das normas estabelecidas pela agência, a fim de uma maior segurança a seus usuários. Cabe, também, ao Governo Federal o incentivo de uma educação midiática, com o intuito de incentivar as pessoas a criarem senso crítico acerca do uso tecnológico, e por fim, garantir a privacidade e o bolso da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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