• Avatar do usuário
#64229
O impacto ambiental tem por definição uma mudança causada no meio ambiente decorrente da atividade do ser humano. Existem dois tipos aos quais podem ocorrer, positivos ou negativos, sendo que o negativo é o que causa prejuízo e destruição no meio ambiente.

No Brasil o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) é o órgão responsável pela legislação e emissão de medidas relacionadas com o meio ambiente. A realidade do Brasil em referência a impactos ambientais é uma situação que causa grande repercussão e preocupação a todos os brasileiros. Muitos dos danos ambientais que ocorrem no Brasil são decorrentes da irresponsabilidade humana onde a falta de conduta faz com que muitos passem a agir de forma ilegal tendo como resultado impactos ambientais negativos assim como o desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica, em decorrência de atividades como a extração da madeira e da expansão dos territórios urbanos, respectivamente.

Dois casos, também recentes e de grande impacto ambiental no Brasil foram o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco na cidade de Mariana, em Minas Gerais no ano de 2015 e também o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) no ano de 2019. Foram acontecimentos que como consequência deixou muitas pessoas desabrigadas, com pouca água disponível devido aos rios poluídos, sem contar com as vítimas que perderam suas vidas nas tragédias citadas em decorrência da enxurrada de lama que devastou as cidades vítimas do acidente deixando um grande rastro de destruição por onde passava causando assim grandes prejuízos para toda a população.

Além de afetar a qualidade de vida de muitas pessoas, os impactos ambientais decorrentes de atividades humanas ou de empresas, trazem consigo graves consequências, dentre elas: diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos.

Por fim, no contexto federal, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é responsável pelo cumprimento das normas legais estabelecidas pelo Governo para o meio ambiente, é de suma importância que a sociedade cumpra com as normas expostas para o meio em que vivem a fim de obterem resultados positivos e melhor qualidade de vida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

Desemprego. Falência. Fome. Estas palavras d[…]

A constituição Federal de 1988,docum[…]

No Brasil, cerca de 14 (quatorze) milhões d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM