A priori, é fulcral pontuar a falta de incentivos fiscais como um dos propulsores desse problema. Segundo Milton Santos, o país perpetua desigualdades, pois o planejamento político é voltado para o mercado, não para os cidadãos. Na prática, essa teoria exemplifica-se no pouco direcionamento de verbas públicas para o meio artístico no Brasil, o que dificulta a valorização e o incentivo à visitação desses espaços. Desse modo, ao não haver investimento público suficiente voltado para a criação de áreas que ofertem apresentações e espetáculos artísticos para a população, as mais diversas manifestações culturais existentes no Brasil acabam por ser desvalorizadas e podendo até ser obliterada.
Ademais, a elitização dos espaços é um notável precursor desse desafio. Como visto no conceito chamado de "Indústria Cultural", feita por filósofos da escola de Frankfurt, essa indústria, sendo ela o âmbito artístico-cultural patrocinado pela elite, aliena a sociedade a fim de buscar uma forma de expressão quase que exclusiva dos mais ricos. A exemplo disso, está a privatização de espaços culturais, como exposições e museus, além da concentração desses locais em áreas mais nobres do estado, dificultando a visitação por parte da população. Dessa forma, ao haver a privatização e burocratização dos espaços culturais, a parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social, se sente desvalorizada e desincentivada a prosseguir no âmbito cultural, levando ao sentimento de insuficiência e à desistência criativa.
Nota-se, portanto, a necessidade de se reverter esse cenário. Assim, cabe ao Ministério da Cultura, órgão responsável pelo planejamento e execução de políticas pública relacionadas à cultura e a arte, garantir o acesso e participação de toda a população à ambientes e amostras culturais. Isso deve ser feito por meio da criação de projetos que insiram a população, em especial a população mais pobre, no meio artístico brasileiro, além de o Estado ofertar a todos os cidadãos a entrada franca para espaços de mostras culturais. Dessa forma, além de haver a garantia de preceitos garantidos constitucionalmente, o acesso à cultura deixará de ser burocratizada para, então, ser democratizada, tornando efetiva a teoria de Milton Santos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.