Diante disso, a música popular "Só surubinha de leve", descreve o quanto a cultura do estupro e a virilidade é valorizada no âmbito social, principalmente no Brasil. Ante a isso, é visto que as mídias exercem um papel importante na disseminação de conteúdos que promovem a valorização dos atos sexualmente violativos. No entanto, além da exposição do tema, as pessoas insistem em consumir e produzir o comportamento em si mesmas, agravando o problema em questão. Portanto, as mídias gerais precisam estimular mais responsabilidade no contexto social e pessoal acerca dos abusos sexuais.
Além do mais, o livro "O Profano Feminino" de Nessaham Alita, demonstra a virilidade do comportamento das mulheres na atualidade. Sobre isso, as atitudes voltadas para a objetificação e a sexualização do próprio corpo como forma de suprir carências, acaba por prejudicar a segurança pessoal e a moral social, pelo alto número de estupradores homens. Ademais, é inegável o papel da biologia nesse contexto social, o qual acaba mostrando as problemáticas acerca de tais atitudes, exemplo da coisificação corpórea. Logo, é necessária uma boa consciência sexual para todos, contra a cultura do estupro.
Por fim, diante dos fatos apresentados, é necessário um controle e mudança nas estruturas educacionais e sociais para erradicar a cultura do estupro. Nesse caso, as mídias deverão auxiliar no combate, através do controle de acessos, contra a disseminação e o estímulo de conteúdos relacionados a violência sexual e objetificação do corpo. Além disso, o MEC terá que investir, por meio de projetos, na educação sexual dos jovens, prevenindo a criação de indivíduos potencialmente indesejáveis no âmbito sexual e auxiliar no autoconhecimento. Sendo assim, o Brasil poderá possuir um controle maior dos números de casos e denúncias relacionadas aos abusos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 193
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.