Avatar do usuário
Por llohehund
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#57921
A música do artista MC Poze, “Vida de chefe”, aborda a opulência de um modo de vida focado em parceiros sexuais, veículos de luxo e outras regalias, caracterizando o “funk ostentação”, estilo muito apreciado entre os jovens. No entanto, o apreço que a juventude tem por esse gênero musical é fruto de um problema cada vez mais presente no Brasil, país que, por ser periférico, é bombardeado com as inovações capitalistas das potências internacionais, dando origem a hábitos de compra elevados. Assim, convém analisar a questão do consumismo entre os adolescentes brasileiros, a fim de propor soluções efetivas para a redução dessa mazela, ao observar de que modo a mídia e o imperialismo contribuem para seu aumento.
Em primeiro lugar, é necessário considerar a influência da mídia em gastos exacerbados. A publicidade se apoderou, por exemplo, da manifestação cultural que é o funk para a inserção dessa prática na mente do brasiliano noviço, sem, todavia, limitar-se somente a esse aspecto. Não apenas em músicas, o pensamento consumista é propagado nos meios de comunicação das massas em geral, como televisão, rádio e redes sociais, reproduzindo padrões de vida utópicos que levam o jovem a querer ter aqueles produtos, uma vez que são anunciados como sinônimos de felicidade. Roupas de marca, adereços, cosméticos, uma infinidade de aquisições que são empurradas ao consumidor jovem a todo instante, formando, assim, mais um integrante de uma sociedade pautada em bens materiais.
Em segundo lugar, cabe observar a ação das potências do capitalismo, pois o Brasil, como pátria da América Latina, não poderia estar de fora do sucinto imperialismo que ocorre atualmente. Dados reunidos pela empresa de pesquisa de mercado HSR Specialist Researches mostram que Apple, Google, Coca-Cola, Amazon e Nike, empresas bem distintas em suas áreas de atuação, possuem algo em comum: figuram o topo da lista das marcas preferidas pelos consumidores jovens, mas não só isso, como são também todas estrangeiras. Isso leva à reflexão sobre a maneira pela qual países como Estados Unidos, em sua busca por clientes, semeiam o consumismo nas terras brasileiras, sob a ilusão de um estilo de vida que se assemelha ao de seus próprios residentes, atraindo e muito a população mais nova.
Dessa forma, é papel do Ministério da Cultura, em conjunto com o das Comunicações, promover campanhas informativas em diferentes veículos, como televisão e internet, que tornem a juventude apta a identificar a influência midiática em seus hábitos de consumo, a fim de alertar sobre as raízes do consumismo e as suas consequências entre os adolescentes. Não só isso, é função dos mesmos órgãos incentivar a promoção de produtos e marcas locais, de modo que os garotos e garotas do Brasil adquiram mais desses produtos em vez de comprar exclusivamente de empresas estrangeiras. Com essas medidas, gradualmente, será possível observar a diminuição do hábito de compras compulsivas entre os jovens brasileiros, cujo pensamento não deve ser moldado a partir do modo de vida utópico exibido na publicidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
242 Exibições
por Maxy
2 Respostas 
509 Exibições
por Maabyyy
0 Respostas 
33 Exibições
por Midon
A cultura de consumo entre jovens no Brasil.
por M4r14    - In: Outros temas
0 Respostas 
118 Exibições
por M4r14
A cultura de consumo entre jovens no Brasil
por Velpin    - In: Outros temas
0 Respostas 
91 Exibições
por Velpin
0 Respostas 
152 Exibições
por Angel07
0 Respostas 
73 Exibições
por camilaxxhs
2 Respostas 
129 Exibições
por hanna4
Combate à nomofobia entre jovens brasileiros
por eunhaz    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por eunhaz
11 Respostas 
596 Exibições
por JChaves2021

Segundo o Ministério da Saúde, natal[…]

Desde o iluminismo, entende-se que a uma sociedade[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM