Em um episódio da série Criminal Reino Unido, uma mulher se passava por uma garota menor de idade nas redes sociais para achar e denunciar homens que praticam pedofilia online. Mas ela acaba se enganando e um homem inocente é acusado de pedofilia, o que afeta seu emprego, sua vida cotidiana e a sua própria família. Esse homem foi cancelado pela sociedade por um crime que não cometeu.
De acordo com o filosofo polonês Bauman, na teoria da sociedade liquida, um grupo de pessoas influencia outro grupo sobre o seu ponto de vista e assim por diante. A cultura do cancelamento pode vir a ser uma justiça ou uma vingança, mas não importa por qual motivo ela seja usada, o cancelamento afeta a vida de um indivíduo de uma forma negativa e quase irreversível.
Quando a Cultura do Cancelamento era um ato novo nas redes sociais, muitas injustiças envolvendo machismo, racismo e outras formas de abuso ou preconceito, eram denunciados e expostos de forma surpresa. Agora, o cancelamento se tornou algo conhecido e por isso pode ser evitado com mais facilidade. Ou, até mesmo, a polemica em questão seja rapidamente esquecida. Principalmente levando em conta a velocidade que novas notícias e informações aparecem na internet. Afirmando uma citação de Bauman, “muita informação não significa sabedoria”.
Em suma, a cultura do cancelamento é uma arma que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. A questão é separar o que é um ato de justiça de um ato de covardia contra inocentes. Para que as pessoas se tornem cientes de seus atos, é necessário que o Ministério Da Educação com parceria das escolas públicas e privadas, discutam sobre o tema do cancelamento, e de outros temas variados, com a geração y. Assim, desde o cedo, as pessoas saibam identificar as injustiças dentro e fora da internet.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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