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Por Joaoneves
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#62807
É indiscutível que a cultura do cancelamento ressalta o comportamento prematuro, infantil e ignorante de uma sociedade hipócrita e indiferente. Do mesmo modo que Zygmunt Bauman define as relações sociais em “Modernidade Líquida”, é o posicionamento das pessoas diante do hábito de cancelar alguém, pois ambos são frágeis e maleáveis como líquidos. Essa fragilidade, ou liquidez, aponta uma subversão à real proposta do que seria o “cancelar”: propor uma reflexão do erro cometido a fim de ganhar o perdão; mas o que vem é a rejeição.
Assim sendo, ao rejeitar um indivíduo por causa dos seus erros, ao invés de o acolher, consequentemente prejudica a vida e saúde mental de quem é rejeitado. O porquê dessa exclusão é explicado pelo livro “O mal-estar da cultura” (do psicanalista Freud), onde é possível ligar as pessoas pelo amor, desde que haja outra para expressar a agressividade. Nesse viés, percebe-se que as pessoas se unem para com o objetivo de criticar e rejeitar indivíduos em comum. Logo, essa união que busca cancelar alguém pelas suas falhas, nada mais é que um narcisismo coletivo que pretende odiar alguém em conjunto, colocando-se numa posição de juízes que não falham e, por isso, julgam e cancelam.
Ademais, o hábito de cancelar consiste em ignorar totalmente uma pessoa e o que ela produz. Tal hábito é refletido pelo conto machadiano “A causa secreta”, por meio do personagem Fortunato, que aponta a falta de empatia e o comportamento sádico, também reproduzido pelas pessoas que adotam a cultura do cancelamento. Dessa forma, enquanto manter a reprodução desse comportamento, a sociedade continuará preenchida de indiferença, hipocrisia em virtude do cancelamento. Reproduzindo essa cultura de forma tóxica, a afastará mais ainda do seu real significado que é usar o diálogo para identificar os erros, melhorar enquanto ser humano e conquistar o perdão.
Por todos esses aspectos, verifica-se que é importante unirem-se pelo amor e empatia, não para cancelar pessoas de modo doentio, mas usar o diálogo como cura e ferramenta para combater o cancelamento tóxico. Isso há de permitir que aqueles que falharem tenham a chance de repensar suas atitudes e usá-las como referência para educarem e evoluírem sua persona. Em decorrência da ressignificação da cultura do cancelamento, não será só possível mudar indivíduos, como também a sociedade para melhor. Afinal o comportamento é líquido, basta molda-lo numa forma íntegra, não indiferente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por rodrigo3
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#62811
Opa, Joao! Tudo bem contigo? Então, dei uma lida e atribui uma nota à sua redação. Aqui estão alguns comentários:

- É notório que você possui um certo domínio enquanto à norma culta da língua, porém, mesmo assim, encontrei alguns desvios e, por isso, pontuei 160 na C1. Fique atento, principalmente, ao posicionamento de vírgulas.
- A sua proposta de intervenção não está consistente, ou seja, não traz, de maneira clara, um domínio em relação à solução que deseja propor - o que pode prejudicar, e muito, o rendimento da sua C5. Ps.: alguns corretores poderiam, ainda, pontuá-la abaixo dos 120 pontos, afinal, apenas a ação e a finalidade estão, de fato, esclarecidas (eu considerei os "diálogos como cura" como modo".
- Você conseguiu produzir uma boa argumentação a partir dos seus repertórios, por isso maximizei a C2. Entretanto, sendo bem sincero, não recomendo que utilize, em todo o seu texto, conteúdos filosóficos ou sociológicos... alguns corretores podem considerar essa ferramenta como "decoreba" e, infelizmente, retirar alguns pontinhos.
- Atente-se ao uso completo dos articuladores intra. Você utilizou alguns, porém deixou espaços vazios.

De todo modo, gosto da sua maneira de escrever e vejo, sim, no futuro, notas mais altas, inclusive no próprio Exame, caso faça. Desejo todo sucesso! Lembre-se, estude os erros e vicie-se nos acertos! :D
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Por Joaoneves
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#62851
rodrigo3 escreveu:Opa, Joao! Tudo bem contigo? Então, dei uma lida e atribui uma nota à sua redação. Aqui estão alguns comentários:

- É notório que você possui um certo domínio enquanto à norma culta da língua, porém, mesmo assim, encontrei alguns desvios e, por isso, pontuei 160 na C1. Fique atento, principalmente, ao posicionamento de vírgulas.
- A sua proposta de intervenção não está consistente, ou seja, não traz, de maneira clara, um domínio em relação à solução que deseja propor - o que pode prejudicar, e muito, o rendimento da sua C5. Ps.: alguns corretores poderiam, ainda, pontuá-la abaixo dos 120 pontos, afinal, apenas a ação e a finalidade estão, de fato, esclarecidas (eu considerei os "diálogos como cura" como modo".
- Você conseguiu produzir uma boa argumentação a partir dos seus repertórios, por isso maximizei a C2. Entretanto, sendo bem sincero, não recomendo que utilize, em todo o seu texto, conteúdos filosóficos ou sociológicos... alguns corretores podem considerar essa ferramenta como "decoreba" e, infelizmente, retirar alguns pontinhos.
- Atente-se ao uso completo dos articuladores intra. Você utilizou alguns, porém deixou espaços vazios.

De todo modo, gosto da sua maneira de escrever e vejo, sim, no futuro, notas mais altas, inclusive no próprio Exame, caso faça. Desejo todo sucesso! Lembre-se, estude os erros e vicie-se nos acertos! :D
/////

Rodrigo, muito obrigado por me auxiliar. Infelizmente não tive aulas de redação, nunca fiz cursinho e já estou no 3° ano do EM. Tudo o que eu aprendi, foi sozinho. Suas críticas me ajudaram muito, você nem imagina! Quero muito evoluir e como você você disse: viciar nos acertos! Novamente, obrigado.
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Por rodrigo3
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#62852
Joaoneves escreveu:
rodrigo3 escreveu:Opa, Joao! Tudo bem contigo? Então, dei uma lida e atribui uma nota à sua redação. Aqui estão alguns comentários:

- É notório que você possui um certo domínio enquanto à norma culta da língua, porém, mesmo assim, encontrei alguns desvios e, por isso, pontuei 160 na C1. Fique atento, principalmente, ao posicionamento de vírgulas.
- A sua proposta de intervenção não está consistente, ou seja, não traz, de maneira clara, um domínio em relação à solução que deseja propor - o que pode prejudicar, e muito, o rendimento da sua C5. Ps.: alguns corretores poderiam, ainda, pontuá-la abaixo dos 120 pontos, afinal, apenas a ação e a finalidade estão, de fato, esclarecidas (eu considerei os "diálogos como cura" como modo".
- Você conseguiu produzir uma boa argumentação a partir dos seus repertórios, por isso maximizei a C2. Entretanto, sendo bem sincero, não recomendo que utilize, em todo o seu texto, conteúdos filosóficos ou sociológicos... alguns corretores podem considerar essa ferramenta como "decoreba" e, infelizmente, retirar alguns pontinhos.
- Atente-se ao uso completo dos articuladores intra. Você utilizou alguns, porém deixou espaços vazios.

De todo modo, gosto da sua maneira de escrever e vejo, sim, no futuro, notas mais altas, inclusive no próprio Exame, caso faça. Desejo todo sucesso! Lembre-se, estude os erros e vicie-se nos acertos! :D
/////

Rodrigo, muito obrigado por me auxiliar. Infelizmente não tive aulas de redação, nunca fiz cursinho e já estou no 3° ano do EM. Tudo o que eu aprendi, foi sozinho. Suas críticas me ajudaram muito, você nem imagina! Quero muito evoluir e como você você disse: viciar nos acertos! Novamente, obrigado.
Não precisa agradecer, amigão! Estou aqui para isso. Espero que consiga evoluir e atingir os seus objetivos. Nunca desista de estudar! Um abraço! :D
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