Assim sendo, ao rejeitar um indivíduo por causa dos seus erros, ao invés de o acolher, consequentemente prejudica a vida e saúde mental de quem é rejeitado. O porquê dessa exclusão é explicado pelo livro “O mal-estar da cultura” (do psicanalista Freud), onde é possível ligar as pessoas pelo amor, desde que haja outra para expressar a agressividade. Nesse viés, percebe-se que as pessoas se unem para com o objetivo de criticar e rejeitar indivíduos em comum. Logo, essa união que busca cancelar alguém pelas suas falhas, nada mais é que um narcisismo coletivo que pretende odiar alguém em conjunto, colocando-se numa posição de juízes que não falham e, por isso, julgam e cancelam.
Ademais, o hábito de cancelar consiste em ignorar totalmente uma pessoa e o que ela produz. Tal hábito é refletido pelo conto machadiano “A causa secreta”, por meio do personagem Fortunato, que aponta a falta de empatia e o comportamento sádico, também reproduzido pelas pessoas que adotam a cultura do cancelamento. Dessa forma, enquanto manter a reprodução desse comportamento, a sociedade continuará preenchida de indiferença, hipocrisia em virtude do cancelamento. Reproduzindo essa cultura de forma tóxica, a afastará mais ainda do seu real significado que é usar o diálogo para identificar os erros, melhorar enquanto ser humano e conquistar o perdão.
Por todos esses aspectos, verifica-se que é importante unirem-se pelo amor e empatia, não para cancelar pessoas de modo doentio, mas usar o diálogo como cura e ferramenta para combater o cancelamento tóxico. Isso há de permitir que aqueles que falharem tenham a chance de repensar suas atitudes e usá-las como referência para educarem e evoluírem sua persona. Em decorrência da ressignificação da cultura do cancelamento, não será só possível mudar indivíduos, como também a sociedade para melhor. Afinal o comportamento é líquido, basta molda-lo numa forma íntegra, não indiferente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.