A problemática se desenvolve desde que se ultrapassa o limite do julgamento, quando essa categoria de linchamento virtual afeta totalmente a vida da pessoa linchada. Primeiro, espera-se o desenvolvimento da consciência da gravidade de tais atos, que antecede a mudança de postura por parte do condutor das ações.
Nota-se uma "onda" de ódio nas principais plataformas sociais, onde podemos destacar o "Twitter", berço de discussões que, geralmente, estão nos "Trending Topics". A maior parte desses discursos de ódio são justificados pela "liberdade de expressão", tema atual e pertinente, que acaba se fazendo necessário para o longo contexto em que estamos inseridos.
Há uma grande discussão em torno da crescente banalização da liberdade de expressão, já que, o que é dito e feito na "internet", possuindo uma bagagem constituída por fatos ou opinião, — aonde nem sempre há uma distinção correta — e até mesmo por preconceito e discriminação, muitas vezes acaba sendo tolerável pelos usuários.
É indispensável o investimento numa educação inclusiva, que gere discussões sobre pautas como: notícias falsas; o estudo acerca do direito e liberdade à expressão, garantindo o "cumprimento" com os direitos humanos, além do exercício de empatia. Todas essas sugestões poderiam ficar a cargo do Ministério da Educação, das Secretárias de Educação, do Ministério das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações, em conjunto com influenciadores e criadores de conteúdo digital.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.