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#62753
Na série "Control z", um 'hacker' dá início ao vazamento dos dados pessoas de alguns estudantes, que acabam sendo julgados por toda escola, já que tiveram atitudes vistas como erradas. Nesse sentido tange à questão um grave problema presente na cultura do cancelamento, em virtude do relativismo moral e antipatía.
Em primeira análise, vale ressaltar que a moralidade e percepção de mundo são relativas. O filósofo Gilbert Harman acreditava que o erro é relativo. Sob esse viés, é possível entender que a percepção de mundo é variante em virtude da cultura ou fé do indivíduo, e que não necessariamente é a verdade absoluta.
Além disso, há muita antipatía para com as vítimas. Muitas vezes esquecem que a pessoa julgada tem uma saúde mental a se preservar, e que seu erro de forma alguma é abertura para o ataques de ódio, visto que é um crime alarmante, de acordo com o código de defesa penal.
Portanto é evidente que a cultura do cancelamento é um problema sério e necessita de atenção do meio social. Nesse âmbito, o ministério da justiça deve reforçar diretrizes mais eficazes para o crime de ódio, por meio de opções de denúncia mais rígidas nas redes sociais, para que as pessoas que cometem tal ato lidem com as devidas consequências. Dessa maneira a cultura do cancelamento poderá ser superada
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#63048
Rod23 escreveu:@Flaviaa @eurodrigo poderiam corrigir minha redação por favor ? 🥺
Opa! Claro que sim! Vou adicionar a sua redação na minha lista de correções. Então, assim que todas as outras - anteriormente postas - forem corrigidas, volto aqui para analisá-la. Ok? Abs. :)
#63185
Correção de redação - ENEM
➜ Autor(a): @Rod23
➜ Tema: CULTURA DO CANCELAMENTO: BENEFÍCIO OU MALEFÍCIO?
➜ Material de base (🇽)
Obs.: Atenção! Lembre-se que não sou profissional e, por isso, o único intuito é ajudá-lo(a).

Legenda de correção:
➜ A1, A2 e retomadas (tese
Elementos temáticos
➜ Ótimo! Muito bem!
➜ Poderia ser melhor
➜ Erro (desvio)
➜ Confuso (não está claro)
Repetição
➜ Desnecessário
➜ Conectivos e operadores argumentativos
➜ Repertório e/ou material sociocultural
➜ Elementos da proposta

Espelho - Introdução
Na série "Control z", um 'hacker' (hacker já faz parte do nosso vocabulário, então, não precisa aparecer acompanhado de quaisquer sinais) dá início ao vazamento dos dados pessoas (C1, desvio; correto: pessoais) de alguns estudantes, que acabam sendo julgados por toda escola, já que tiveram atitudes vistas como erradas. Nesse sentido (retomada/produção do repertório), (C1, desvio - uso de vírgulas; correto: Nesse sentido,...) tange à questão ¹um grave problema presente na cultura do cancelamento, em virtude do relativismo moral (A1 antecipado) e antipatía (A2 antecipado) (C1, desvio - ortografia; correto: antipatia).
Comentários
➜ A sua introdução está incompleta. Você trouxe um bom repertório, porém não argumentou em cima do mesmo, deixando o seu posicionamento vago e genérico. Ademais, um dos elementos temáticos foi destacado, entretanto, os outros dois (malefício e benefício), não. Atente-se aos desvios detectados. :!:
➜ ¹ Qual é o problema? Como ele acontece? E o seu posicionamento? Qual é? Lembre-se: a sua introdução necessita de uma tese, ou seja, uma defesa clara de um ponto de vista. Nesse caso, você pontuou que há, de fato, um problema, porém, não esclareceu-o ao corretor, o que reduz o nível da sua C2. Ok?

Espelho - Desenvolvimento 1
¹Em primeira análise, vale ressaltar que a moralidade e percepção de mundo são relativas (retomada do A1 antecipado - OK). ²O filósofo Gilbert Harman acreditava que o erro é relativo. Sob esse viés (retomada/produção do repertório), ³é possível entender que a percepção de mundo é variante em virtude da cultura ou fé do indivíduo, e que não necessariamente é a verdade absoluta.
Comentários
➜ Esse desenvolvimento não traz argumentos que especifiquem, qualifiquem ou expliquem a sua tese, fazendo dele, então, um parágrafo expositivo. Por isso, a sua C2 será reduzida, bem como, também, a C3. Atente-se aos comentários:
➜ ¹ Não utilize operadores de prioridade (ou hierarquia) para iniciar um parágrafo argumentativo. Lembre-se: a C4 exige que todos os parágrafos apareçam, por meio de conectivos, interligados. Hoje em dia, o modelo ENEM não considera valida os operadores de prioridade como recursos coesivos. Ok?
➜ ² Para manter a fluidez da sua construção intra parágrafo, utilize um conectivo que estabeleça uma interligação entre o tópico frasal e o repertório. Recomendações: "Nesse sentido", "Nessa perspectiva", "Para essa análise", "A esse respeito"...
➜ ³ Isso é o relativismo moral. Você, apenas, ressaltou que a moralidade é relativa e baseia-se em princípios individuais (conceito que a própria nomenclatura traz). Entretanto, essa não é a problemática. O desenvolvimento serve como um palco para argumentos de defesa da tese, que, no seu caso, é: o relativismo moral causa o cancelamento. Porém, não basta, apenas, afirmar, mas sim, explicar o porquê. Para esse desenvolvimento ser assertivo, é necessário que haja uma construção de explicação do posicionamento. Ok?

Espelho - Desenvolvimento 2
Além disso (retomada/adição), há muita antipatía (antipatia) para com as vítimas (retomada do A2 antecipado - OK). ¹Muitas vezes esquecem que a pessoa julgada tem uma saúde mental a se preservar, e que seu erro de forma alguma (C1, desvio; correto: ..., de forma alguma,...) é abertura para o (C1, desvio; correto: os) ataques de ódio, visto que é um crime alarmante, ²de acordo com o código de defesa penal (mau uso).
Comentários
➜ Esse desenvolvimento, ainda, apresenta um pouco mais de argumentos pertinentes do que o outro (ou seja, não repetitivos), porém, está raso e curto demais. Você poderia ter desenvolvido vários outros aspectos a respeito da antipatia que defende como tese... assim, o seu posicionamento seria mais qualificado. Em suma, esse parágrafo trouxe alguns argumentos, porém de maneira enxuta; ademais, não trouxe um repertório produtivo. Cuidado com isso! Disserte sobre, exemplifique e contextualize o seu ponto de vista, aproveitando todas as linhas que tem direito. Atente-se aos comentários:
➜ ¹ Utilize um conectivo para interligar o tópico frasal e a contextualização. Recomendações: "Por isso", "Assim", "Nesse sentido"...
➜ ² Não utilize repertórios como justificativa para algo, se não for desenvolvê-lo e, assim, torná-lo produtivo depois. O final de um desenvolvimento não é um bom local para esse tipo de material. Por isso, inclusive, tal utilização é desconsiderada pelo modelo ENEM de correção.

Espelho - Conclusão
Portanto (retomada/conclusão) (C1, desvio; correto: Portanto,) é evidente que a cultura do cancelamento é um problema sério e necessita de atenção do meio social (retomada da problemática - OK). Nesse âmbito (retomada/continuação), o ministério da justiça (AGENTE) (C1, desvio; correto: Ministério da Justiça) deve reforçar (AÇÃO) diretrizes mais eficazes para o crime de ódio, por meio (MEIO DA AÇÃO) de opções de denúncia (denúncias) mais rígidas nas redes sociais, para que (FINALIDADE DA AÇÃO) as pessoas que cometem tal ato lidem com as devidas consequências. Dessa maneira (retomada/efeito) (C1, desvio; correto: Dessa maneira,) a cultura do cancelamento poderá ser superada.
Comentários
➜ A sua proposta é pertinente, porém, senti falta de algum detalhamento claro em relação à ação ou, até mesmo, ao meio. Por isso, a sua C5 não será maximizada. Atente-se às demarcações feitas. Ok?

Avaliação final
Comentários
➜ Você, ainda, não possui um bom domínio em relação à estrutura do texto dissertativo argumentativo. Há vários desvios estruturais e, também, gramaticais, o que reduz a sua nota, drasticamente. Porém, calma! Não se desespere. Ainda estamos no meio do ano... isso quer dizer que ainda há váaarios meses para treinar esse tipo de construção. Não é? Então, sem desânimo! Vamos para cima! :D

Materiais recomendados :idea:
➜ Como usar a vírgula:
https://www.coc.com.br/blog/soualuno/po ... cisa-saber
➜ Como fazer uma introdução:

➜ Como fazer um desenvolvimento:

➜ Como fazer uma conclusão:


Nota
➜ C1 (120)
Justificativa: Há vários desvios, naturalmente, diferentes. Por isso, a sua C1 foi reduzida ao nível 3.
➜ C2 (80)
Justificativa: O mau uso de repertórios, bem como argumentos, fez a sua C2 cair para o nível 2. Dê uma atenção maior à exposição e contextualização qualificada dos seus posicionamentos. Ok?
➜ C3 (80)
Justificativa: Por conta da falta de contextualização e clareza em relação, diretamente, aos seus argumentos, a sua C3 foi reduzida, também, ao nível 2.
➜ C4 (120)
Justificativa: O mau uso - e a falta - de alguns operadores - principalmente, conectivos - reduziu a sua C4 ao nível 3.
➜ C5 (160)
Justificativa: Agente? Ok! Ação? Ok! Meio da ação? Ok! Finalidade da ação? Ok! Detalhamento? Vix... não foi detectado. Por isso, a sua C5 foi reduzida ao nível 4.
#63195
Rod23 escreveu:@eurodrigo obrigado pela correção. Vou pontuar tudo que foi apontado como erro e tentar melhorar.
Opa! Disponha, amigão. Espero que você consiga assimilar e entender a correção, de modo a apropriar-se da análise para, assim, corrigir os erros e, claro, viciar-se nos acertos. Sem desânimo. Ok?

Sucesso! Abs. :D

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