Dessa forma, o silenciamento é um desafio presente na problemática. Sob esse viés, sociólogo Habermas, defende que a linguagem é uma verdadeira forma de agir.Entretanto, há um comportamento silenciador sobre o assunto do abuso em nossa sociedade, visto que pouco se fala nessa temática nas grandes mídias e nas escolas, o que corrobora para a maneira passiva de agir, gerando o medo na população em sair de casa.Logo, urge tirar essa situação da invisibilidade para atuar sobre ela.
Em paralelo, o atraso do modo de pensar dos brasileiros é um entrave na problemática.Nesse contexto, o teólogo São Tomás de Aquino explica todos os cidadãos tem a mesma importância e direitos. Porém, é notório que há um desrespeito à cidadania no tema do assédio cultural, já que o povo se sente inseguro nas ruas devido a essa mazela em nosso país, o que limita a liberdade de ir e vir de homens e mulheres de forma segregatória e aumenta as desigualdades sociais.Assim, acabar com esse modo de agir é urgente.
Portanto, é indispensável intervir sobre a questão. Para isso, o Governo Federal deve investir em palestras, por meio das mídias de massa, a fim de mudar a consciência societária. Tais palestras podem, ainda, contar com a presença de policiais para falar da situação.Pararelamente, é preciso intervir sobre a mentalidade brasileira evidenciada no problema. Dessa maneira, o Brasil poderá colocar em prática a essência dos Direitos Humanos, como defende Hannah Arendt.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.