• Avatar do usuário
#82013
O quadro "um homem velho com a cabeça em suas mãos", do pintor holandês Vincent Van Gogh, retrata a melancolia, o sofrimento, e o medo refletido no semblante de um personagem envolto por uma atmosfera de profundo desolação. Para além da obra, observa-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, as consequências causadas pela cultura da troca de votos por favores políticos, é semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e o desconhecimento da importância do voto.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a recorrente corrupção da troca de votos. Esse contexto das esferas de poder exemplifica as ideias do filósofo John Locke como uma violação do "contrato social", já que o governo não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, o que infelizmente é evidente no país. Nessa perspectiva, para a completa refutação e mudança dessa realidade, faz-se indispensável uma intervenção estatal.
Ademais, é igualmente preciso apontar ausência de conhecimento da importância do voto como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Posto isso de acordo com Thomas Hobbes, o poder executivo é responsável por garantir o bem-estar da população, o que se percebe é o abandono de medidas presidenciais. Diante de tal exposto, o não comprometimento com a votação pode trazer impasses futuros, como crise no país. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de combater essa problemática. Deste modo, com a finalidade de conscientizar a população a compreender a importância do voto honesto, é preciso que se torne mais visíveis conteúdos sobre esse assunto importante, através de canais de comunicação, de filmes, de palestras, de reportagens que levem essa discussão. Ao passo que a família deve ensinar a necessidade do voto consciente limpo. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Van Gogh delimite m-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Olá pessoal, tem como vcs corrigirem minha […]

se puderem corrigir essa redação, fi[…]

Parabéns amiga! :)

O quadro expressionista "O grito" do pin[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM