Avatar do usuário
Por linsley
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#129592
A escritora Grada Kilomba afirma que as sociedades coloniais capitalizam o meio em que vivem. De modo análogo, nota-se no culto a padronização do corpo no Brasil uma herança da época colonial com junção as práticas capitalistas do mundo moderno uma vez que, a idealização corporal é um espelho do fenótipo europeu reafirmados em forma de “ser saudável”, onde só quem se cuida, com os melhores cosméticos e melhores dietas, são considerados saudáveis e quem não consegue manter esse estilo de vida é visto como desleixado. Com isso, observa-se um cenário desafiador em virtude não só da manipulação midiática, mas também mentalidade mercadológica.

Diante desse cenário, é notório que a manipulação midiática agrava a busca por corpos ideais na sociedade atual uma vez que possui grande poder comunicativo. Para o sociólogo Pierre Bourdieu os meios de comunicação não devem ser convertidos em ferramentas opressoras. No entanto, é observado um comportamento contrário por parte das grandes mídias que, cada vez mais, servem de ferramenta para propagação de culto a beleza por meio de divulgações de cosméticos ou por meio dos diversos programas de televisão que associa a imagem de atrizes e atores ao denominado “corpo perfeito”, associando a “beleza” a ser saudável sem levar em conta diversos fatores, como a carência monetária, podendo direcionar a população a desenvolver problemas de saúde. Logo, é inaceitável que o estigma corporal se mantenha existente na sociedade brasileira.

Ademais, a mentalidade mercadológica desenvolvida pelo capitalismo é outro obstáculo que fragiliza a vida da população sem poder aquisitivo. Segundo o filósofo Karl Marx, o pensamento prevalecente em uma sociedade é comumente imposto pela classe dominante. Nesse contexto, é notório que na sociedade contemporânea o corpo tornou-se um objeto de disputa que pode gerar uma distinção de classes, onde a privilegiada consegue manter o grande investimento que os cuidados relacionados à beleza exigem e a popular não, gerando uma frustração em indivíduos que não se encontram inseridos na classe privilegiada. Junto a isso surge a venda de produtos “milagrosos” e a busca por cirurgias plásticas, gerando um consumo desenfreado e uma vaidade excessiva que agravam os problemas na saúde, como transtornos psicológicos e alimentares. Dessa forma, enquanto o culto a padronização corpórea não for superado os desafios para uma sociedade saudável perpetuará.

Portanto, infere-se que medidas para impedir o avanço da problemática sejam tomadas. Para isso, cabe ao Estado - instituição soberana e garantidora dos direitos fundamentais - a realização de palestras de conscientização. Essas ações devem ser realizadas por meio do amplo apoio dos poderes estaduais e municipais, para de atenuar a propagação de padrões distantes da realidade. Além disso, é urgente que o Ministério da Saúde desenvolva estratégias de enfrentamentos saudáveis para que a população passe a questionar o porquê da necessidade de padrões de beleza, a fim de desenvolver a autoaceitação. Somente assim, a sociedade deixará de capitalizar o meio em que vivem e priorizar o bem-estar.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
107 Exibições
por iriscristina
0 Respostas 
74 Exibições
por Clofi
O culto a padronização de corpo no Brasil
por giossg    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por giossg
0 Respostas 
125 Exibições
por schiestllis
0 Respostas 
92 Exibições
por duddy
0 Respostas 
605 Exibições
por michelly03
5 Respostas 
669 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
423 Exibições
por vitoria39483
Gordofobia e o culto ao corpo padrão
por Dkdididof    - In: Outros temas
0 Respostas 
131 Exibições
por Dkdididof
9 Respostas 
192 Exibições
por LeighTeabing

Segundo o empresário estadunidense Steve Jobs: &qu[…]

O livro "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

A lei seca foi implementada com o intuito de evita[…]

EXCLUIR REDAÇÃO!!!

Você poderia excluir a minha primeira redação de &[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!