Avatar do usuário
Por cafe96
Quantidade de postagens
#125760
Conforme a filósofa Angela Davis afirma, "A opressão é multifatorial". Neste contexto, esse pensamento pode ser facilmente aplicado ao Brasil, uma vez que a violência contra a mulher e a falta de representatividade política intensificam a invisibilidade do trabalho de cuidadora. Portanto, esse problema precisa ser discutido com urgência.

Nesse contexto, é importante destacar a violência como um fator que limita o trabalho das cuidadoras no país. Na obra "Olhos d'água", da escritora Conceição Evaristo, a autora expõe a história da personagem Maria, uma mulher negra e trabalhadora que foi morta dentro de um ônibus ao ser confundida com um assaltante. Esse conto vai além da ficção e é facilmente observado na população brasileira, visto que a violência contra a mulher é algo pertinente no país. Exemplos disso incluem ex-companheiros que cometem feminicídio por não aceitarem o fim do relacionamento. Assim, a violência, sem dúvida, é um obstáculo para o trabalho das cuidadoras.

Além disso, é necessário reconhecer o cenário da falta de representatividade política como um problema que contribui para a invisibilidade do trabalho de cuidadora. Em 2023, apenas 19% das mulheres eram representantes na Câmara dos Deputados. Sob essa perspectiva, percebe-se que a escassez de mulheres na política reflete um problema em abordar questões voltadas para a melhoria das condições de vida das mulheres que trabalham em casa. Dessa forma, não há dúvida de que as pautas femininas não recebem a devida atenção na política.

Portanto, é necessário uma intervenção. Diante disso, o Estado brasileiro deve melhorar as condições do sistema público de segurança, por meio de investimento em policiamento e investigação de denúncias de violência contra a mulher. Além disso, as escolas devem promover a conscientização dos jovens sobre a importância do trabalho de cuidadora, por meio de palestras realizadas por pais e professores. Logo, ações como essas são fundamentais para solucionar esse problema.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
205 Exibições
por RobertoSZ
0 Respostas 
118 Exibições
por calaena
4 Respostas 
460 Exibições
por Mylike
4 Respostas 
646 Exibições
por JOAO155
0 Respostas 
196 Exibições
por AmandaLm
2 Respostas 
335 Exibições
por AnaBia890
2 Respostas 
81 Exibições
por Brenxx
0 Respostas 
78 Exibições
por Larissasa
Violência nas escolas brasileiras.
por Alunaaaamed    - In: Outros temas
13 Respostas 
711 Exibições
por Samara102006
Violência contra a Mulher
por Moon199    - In: Outros temas
0 Respostas 
44 Exibições
por Moon199

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM