A ansiedade está diretamente ligada ao medo, a dúvida do que fazer, como fazer, se executar o que pode acontecer, e o que pode não ocorrer?
Na mente do jovem esses pensamentos são ainda mais pesados e persistentes já que estão na fase de escolher o que pretendem realizar e muitos ainda não encontram a resposta do que fazer depois do ensino médio.
A primeira questão é a pressão imposta nesses adolescentes, e ela é encontrada no ambiente familiar, na escola e na sociedade. A escolha de um curso na faculdade, por exemplo, se torna quase uma obrigação aos 16, 17 anos, mas muitos jovens nessa idade ainda não tem uma ideia profissional formada e isso causa um peso psicológico muito grande que pode afetar em muitas decisões futuras, por medo de se decepcionar e principalmente decepcionar outras pessoas.
Segundo a OMS o transtorno pode começar em jovens da faixa dos 12 anos e o ápice ocorre aos 17, justamente quando o medo do amanhã começa a assustar e causar agonia. Muitos não procuram ajuda médica especializada e sem ter um diagnóstico formado, não tem como proceder um tratamento assertivo o que desencadeia ainda mais comportamentos depressivos, que podem gerar ações extremas que levam ao risco de vida.
Portanto, cabe principalmente as escolas - já que muitos desses jovens se encontram no ambiente escolar - uma abordagem sobre o assunto, palestras e psicólogos a disposição trazendo a eles uma confiança para falar o que sentem e pedir ajuda e também a sociedade tornar-se mais compreensiva tendo em mente que jovens nessa idade possuem muitas dúvidas a respeito da vida e o que fazer com a mesma, fazendo assim com que se sintam acolhidos e sem receios.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada