Avatar do usuário
Por pat6
Quantidade de postagens
#109594
O romance filósofo "Utopia" - criado pelo escritor Thomas Morus no século XVI - retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos e problemas. Tal obra fictícia, mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante à crise no sistema carcerário do Brasil, problema ainda a ser combatido. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da falta de novos e maiores presídios, mas também da desorganização por parte do Estado. Desse modo, torna-se fundamental a análise dessa conjuntura para reverter esse quadro.
Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar a carência de investimentos em presídios para evitar super-lotação e conflitos entre os presos, deriva da ineficácia do Poder Público, no que concerne à criação de mecanismos, os quais caíbam tais recorrências. Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, visto que, devido à baixa ação atuação dos oficiais no sistema carcerário. Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.
Além disso, a carência de profissionais que saibam manter a organização das celas, apresenta-se como outro desafio problemático. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar coletivo. Tal conceito abordado não é materializado no Brasil, haja vista que há crises no sistema carcerário, o que consequentemente, causa inúmeras mortes em celas. Logo, tudo isso retarda o combate à crise no sistema carcerário do Brasil.
Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação das entraves em prol da diminuição das crises no sistema carcerário do Brasil. Assim, cabe ao Congresso Nacional, mediante do aumento percentual de investimento, o qual será proporcionado por uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, ampliar novos sistemas de organização, por meio de palestras ministradas por profissionais especializados na área, com o objetivo de criarem novos meios de organização para manter a segurança entre os presos. Dessa forma, poder-se concretizar a "Utopia" de Morus na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por isaroche
Quantidade de postagens
#112546
Olá, tudo bem?
Li sua redação e, se me permite, poderia expor minhas críticas?

Primeiramente, não sou uma profissional! Não se baseie na minha opinião, ok?
Sua redação está muito bem escrita, parabéns!
Mas há alguns problemas técnicos no desenvolvimento da sua argumentação e no seu domínio de repertorio linguístico.

Bora lá!

O romance filósofo "Utopia" ¹ - criado pelo escritor Thomas Morus no século XVI - retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de conflitos e problemas. Tal obra fictícia, mostra-se distante da realidade contemporânea no tocante à crise no sistema carcerário do Brasil ², problema ainda a ser combatido. Esse panorama lamentável ocorre não só em razão da falta de novos e maiores presídios, mas também da desorganização por parte do Estado. Desse modo, torna-se fundamental a análise dessa conjuntura para reverter esse quadro.
¹: Fuja de repertórios clichês, anjo! "Utopia" é um repertorio clichê demais, os avaliadores estão cansados de ver repertórios que se encaixam em qualquer tema, principalmente quando é muito usado!

²: Na sua introdução, você comete um erro bastante comum em redações: a repetição do tema!
Trabalhe com uma paráfrase.

A paráfrase é a substituição das palavras por sinônimos. Isso ajudará você a ganhar pontinhos na competência 1.



Nessa linha de raciocínio, é primordial destacar a carência de investimentos em presídios para evitar super-lotação e conflitos entre os presos, deriva da ineficácia do Poder Público, no que concerne à criação de mecanismos, os quais caíbam tais recorrências ¹. Sob a perspectiva do filósofo contratualista John Locke, o Estado foi criado por um pacto social para assegurar os direitos fundamentais dos indivíduos e proporcionar relações harmônicas. Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, visto que, devido à baixa ação atuação dos oficiais no sistema carcerário ². Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.

¹: deriva da ineficácia do Poder Público, no que concerne à criação de mecanismos, os quais caíbam tais recorrências.

Cuidado! Modelo pronto de redação tem frases como essa (chamaram minha atenção por este erro). Uma dica: se achar um bom modelo de redação - que não contenha repertórios como eu falei lá em cima -, refaça-o, use as suas palavras, pesquise sinônimos para substituir esse modelo pronto, porque isso é plágio!

²: Aqui, sua argumentação sofreu uma lacuna argumentativa e não está coesa.

Entretanto, é notório o rompimento desse contrato social no cenário hodierno brasileiro, *visto que, devido à baixa ação atuação dos oficiais no sistema carcerário.*

O que está com asteriscos, é aonde sofre esse problema. Esse "visto que" ficou meio perdido no seu parágrafo. Com a retirada desse "visto que", sua oração ficaria mais harmônica, ainda que incompleta. Tente retirar isso e essa falta de coerência entre a palavra "ação" e "atuação", pode ter sido só uma falta de atenção durante sua escrita, rs.

Além disso, a carência de profissionais que saibam manter a organização das celas, apresenta-se como outro desafio problemático. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável pelo bem-estar coletivo. Tal conceito abordado não é materializado no Brasil, haja vista que há crises no sistema carcerário, o que consequentemente, causa inúmeras mortes em celas. Logo, tudo isso retarda o combate à crise no sistema carcerário do Brasil. ¹

¹ : Novamente a repetição do tema.

Outra ÓTIMA dica: Sabe quando o tema se refere ao Brasil? Cara, sua redação vai elevar se você abusar de literaturas, séries, casos e citações de brasileiros sobre o tema!

Alguns exemplos:

- A formação do PCC

- A série "Irmandade"

- exemplos usando a FEBEM

Procure também usar citações de pensadores brasileiros e até mesmo depoimentos de presidiários, como os do Carandiru.


Infere-se, portanto, a necessidade de mitigação das entraves em prol da diminuição das crises no sistema carcerário do Brasil. Assim, cabe ao Congresso Nacional ¹, mediante do aumento percentual de investimento, o qual será proporcionado por uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias, ampliar novos sistemas de organização, por meio de palestras ministradas por profissionais especializados na área, com o objetivo de criarem novos meios de organização para manter a segurança entre os presos ². Dessa forma, poder-se concretizar a "Utopia" de Morus na sociedade brasileira.


¹: Use algum ministério.:Ministério da Saúde (dá pra trabalhar bem com ele).

²: Lembre-se de não usar o famoso erro na proposta de intervenção: a ajuda de fadinha, rs.

Sério, quando deixei de fazer isso, minha nota na competência 5 melhorou muito.

"Utopia" é a definição de "ajuda de fadinha", se quiser realmente usar esse exemplo, mesmo que não seja tão bom, faça somente a alusão na sua introdução, beleza?


Bom, sua redação está bem formada, bem organizada e com ótima gramatica, mas tenha cautela com esses errinhos costumeiros.
Se quiser me marcar para corrigir da próxima vez, fique à vontade!

Até mais!

A perfeição vem do aperfeiçoamento!
0
Avatar do usuário
Por pat6
Quantidade de postagens
#114192
@isaroche, nossa, muito obrigada mesmo, pela correção e por essas ótimas dicas!!! com certeza irei usá-las <33
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Crise no sistema carcerário Brasileiro.
por carolinka    - In: Outros temas
1 Respostas 
142 Exibições
por beatriz06
Crise no sistema carcerário brasileiro
por Marcosclark    - In: Outros temas
0 Respostas 
65 Exibições
por Marcosclark
crise no sistema carcerario
por LUCASGP    - In: Outros temas
0 Respostas 
20 Exibições
por LUCASGP
A questão do sistema carcerário no Brasil
por Samy10    - In: Outros temas
0 Respostas 
73 Exibições
por Samy10
0 Respostas 
85 Exibições
por euricksx
Sistema carcerário no Brasil
por Alex1    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por Alex1
1 Respostas 
61 Exibições
por thanxxfafa
Sistema carcerário em debate no Brasil
por Maria1909a    - In: Outros temas
0 Respostas 
273 Exibições
por Maria1909a
Sistema carcerário em debate no Brasil.
por Anq    - In: Outros temas
3 Respostas 
129 Exibições
por sammmmm
1 Respostas 
220 Exibições
por kaio1951

O lema positivista na bandeira nacional sugere a b[…]

Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM