• Avatar do usuário
#38249
Em pleno século XXI ( vinte e um) notamos que com o passa dos anos a violência vem crescendo e marcando sua presença cada vez mais e traz com ela diversos problemas como a "Crise no Sistema Carcerário Brasileiro".
Infelizmente essa crise apresenta diversos motivos entre eles podemos destacar a desigualdade social que acarreta na falta de oportunidade no mercado de trabalho e na inclusão social .
Segundo os dados do CNJ ( Conselho Nacional de Justiça), quase 75% da população carcerária são pessoas de origens pobre, sem escolaridade e negras. Além disso os principais crimes são envolvimento com drogas e de baixa periculosidade.
Outro motivo que podemos destacar seriam os excessos de prisão em flagrante, segundo o INFORPEN ( Levantamento de Informação Estatística do Sistema Penitenciário Brasileiro ), diz que 26% desses presos ficam detidos por mais de 3 (três) meses até terem sua audiência.
Vale ressaltar que enquanto não houver mudanças significativas nas raízes que levam essa crise se agravar ano após ano, o problema continuara persistindo e poderá trazer consequências desastrosas futuramente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

0
#38252
Oi, tentarei corrigir sua redação

Em pleno século XXI ( vinte e um) notamos que com o passar dos anos a violência vem crescendo e marcando sua presença cada vez mais e traz com ela diversos problemas como a "Crise no Sistema Carcerário Brasileiro".
utilize um conectivo Infelizmente essa crise apresenta diversos motivos entre eles podemos destacar a desigualdade social que acarreta na falta de oportunidade no mercado de trabalho e na inclusão social .

introdução
•Pode deixar só os números romanos
•A utilização de "notamos que" deixa o seu texto no plural da 1 pessoa e o texto dissertativo-argumentativo é em 3°pessoa. Vc poderia substituir por "é notório que".
•Passar - no infinitivo
Mais - substitua por maior
•não é necessário colocar entre aspas
Para uma boa introdução busque colocar em seu texto: Alusão pode ser histórica, filosófica literária ou cinematográfica . Parafrasear o tema e coloque sua TESE já informando os temas a serem abordados nos desenvolvimentos


utilize um conectivo
Segundo os dados do CNJ ( Conselho Nacional de Justiça), quase 75% da população carcerária são pessoas de origensm pobre, sem escolaridade e negras. Além disso, os principais crimes são envolvimento com drogas e de baixa periculosidade.

desenvolvimento 1
•Utilize conectivos dentro dos parágrafos e para conectar um ao outro
•vc usou um dado oq é muito bom, porém sua argumentação está escassa e no senso comum. Em que esses fatos agravam a crise no sistema carcerário? Vc nn responde no seu texto.
Para um bom desenvolvimento vc deve seguir a estrutura dele: tópico frasal - deixar a ideia central do parágrafo logo na primeira frase + uma alusão + desenvolver sua problematização conectando ela a alusão e argumentando


conectivo Outro motivo que podemos destacar seriam os excessos de prisão em flagrante, segundo o INFORPEN ( Levantamento de Informação Estatística do Sistema Penitenciário Brasileiro ), diz que 26% desses presos ficam detidos por mais de 3 (três) meses até terem sua audiência.
Vale ressaltar que enquanto não houver mudanças significativas nas raízes que levam essa crise se agravar ano após ano, o problema continuara persistindo e poderá trazer consequências desastrosas futuramente.
desenvolvimento 2
Esse desenvolvimento deve seguir a mesma estrutura do primeiro.
Vc colocou um dado oq é ótimo, mas novamente vc nn conseguiu argumentar e problematizar no seu texto


CONCLUSÃO
Seu texto não possui conclusão de forma que não há como avaliar. Mas a estrutura da conclusão é a seguinte: anúncio da proposta, retomada +resolver a problemática utilizando um agente (órgão) uma AÇÃO (oq deverá ser feito), como será feito e PARA QUE? Qual o objetivo final dessa ação.
Lembre-se que a redação do enem busca uma solução, então vc nn deve ressaltar em seu texto que algo deve ser feito para solucionar essa problemática e nn soluciona- lo faz vc perder pontos. A quinta competência (200 pontos) avalia somente isso, sua proposta de intervenção


Espero ter ajudado e bons estudos
0

No filme "Matilda'' do escritor Roald Dah[…]

A Constituição Federal de 1988, docu[…]

O filme Lorax, veinculado na planaforma da Netflix[…]

A revolução Industrial ocorrida na I[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM