Os reflexos da má gestão de recursos hídricos podem ser vistos por todo, mas em especial na maior metrópole da América Latina os rios Tietê e Pinheiros dão os testemunhos mais graves que a negligência é cotidiana na realidade do país. Apoiado a isso, não raro vemos nascentes de água sendo soterradas em terrenos de construções, córregos sendo canalizados diretamente para o esgoto e nenhum projeto nacional ou regional que promova o aproveitamento de volumes pluviométricos.
Todavia, seria injusto colocar única e exclusivamente sobre a tutela do Estado a culpa sobre a crise atual, pois a realidade dos fatos aponta também sobre a sociedade seu indicador de julgamento. Não raro ao passar por qualquer um dos bairros de São Paulo em um final de semana vemos a população contrariando as recomendações mais básicas que poderiam ter recebido no jardim da infância: lavar carros, garagens e calçadas utilizando mangueiras. O questionamento que se faz (e não sem um motivo justo) é simples: "Se ao ar livre tomam essas medidas, o quanto mais se desperdiça no sigilo dos seus lares?"
Sendo assim, a intervenção estatal se faz necessária através dos Ministérios da Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura promovendo um sistema de captação de águas pluviais a serem enviadas para os reservatórios gerando assim um crédito para o cidadão que será abatido da sua tarifa mensal de água. Além disso, faz-se extremamente necessário promover nas escolas e meios de comunicação disponíveis, sejam eles digitais ou não, uma campanha de conscientização sobre o projeto e das medidas necessárias para o cadastramento no mesmo. Desta feita, o Brasil não será apenas o detentor de um quinto da água doce disponível no planeta, como saberá utilizar esse recurso de forma consciente a curto, médio e longo prazo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada