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Por Planctor
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Na obra de José Patrocínio, Os retirantes podermos ter uma noção do genocídio que foi em 1879 sobre as secas no nordeste, e mais uma vez pode se repetir no país inteiro, coma a falta de chuva uma nova crise hídrica no país é inevitável, certamente trazendo problemas a produção de alimentos e possíveis desabastecimentos em algumas cidades.
O desabastecimento já é comum em alguns estados do Brasil, todavia de acordo com a Senepar, prestadora de serviços de fornecimento de água, o nível do rio responsável por abastecer uma boa parte do país chegou ao seu nível mais baixo desde 2014. Podendo assim acarretar novamente uma crise hídrica jamais vista e com danos que podem ser marcados na história novamente.
Além disso, um problema que vem com a escassez de água é a produção baixa de produção de alimentos já que grande parte dos estados que produz alimento não está adaptado com a falta de água no que ocasiona em baixa, portanto um eventual aumento no preço de produtos irá subir afetando grande parte da população carente do Brasil.
Com o intuito de evitar o problema das crises hídricas e futuros problemas, o Ministério da Agricultura deveria incentivar a população a economizar água dando desconto para aquele que menos gasta em períodos com menor taxa de uso, assim a população é bonificada por prestar um serviço ao estado ajudando a prevenir risco de uma crise hídrica maior.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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