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Por JuliaBdF
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No filme "Wall-E", é representado a situação de calamidade que o planeta Terra enfrenta após o esgotamento de seus recursos naturais. Fora da ficção, percebe-se que o Brasil se encaminha para a mesma realidade retratada na animação, uma vez que enfrenta uma grave crise hídrica que afeta a população. Dessa forma, destaca-se o individualismo e a destruição ambiental como sérios agravantes do problema.

Nesse contexto, primeiramente, é imperioso ressaltar o ser individual como dificultador para a resolução da problemática. De acordo com o filósofo Schopenhauer, os limites do campo de visão de uma pessoa determina seu entendimento sobre o mundo. Desse modo, as pessoas individualistas possuem seu campo de visão voltados aos próprios interesses, consumindo, exageradamente e sem responsabilidade, recursos hídricos além do necessário, sem pensar no sociedade coletiva, que também necessita de água. Tais comportamentos corroboram para o esgotamento da água no Brasil e precisam ser revertidos.

Além disso, a degradação ambiental, ocasionada pelo ser humano, intensifica a escassez de água no território brasileiro. Diante disso, Thomas Hobbes afirma que "o homem é o lobo do próprio homem". Sob essa perspectiva, entende-se que o homem ao descuidar do meio ambiente com queimadas, poluição e desmatamento, acaba ocasionando diversos malefícios a si mesmo, pois com essa deterioração as precipitações diminuem drasticamente, resultando em uma baixa quantidade de água potável para atender toda a população, e um agravamento na crise hídrica enfrentada, pois não chove o suficiente para repor todo recurso que é utilizado desenfreadamente.

Portanto, medidas são necessárias para reverter esse cenário. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com o MEC, deve promover campanhas publicitárias em prol do uso consciente da água, por meio de palestras nas escolas e divulgações nas redes sociais, a fim de atentar as pessoas sobre a crise hídrica que o Brasil enfrenta, e tornar indivíduos responsáveis e conscientes sobre suas ações relacionadas aos recursos do planeta. Tais palestras podem ser abertas a todos que quiserem participar, para obter maior alcance de pessoas. Espera-se com isso, que a realidade brasileira fique distante da apresentada em Wall-E.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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