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Por 131219
#76205
O quinze romance de Raquel de Queiroz expõe a realidade brutal das marcas deixadas pela seca de 1915, representando a realidade social e humana em que o homem luta por sua sobrevivência. No que concerne a isto o cenário contemporâneo não diverte do passado já que fatores como a má utilização e gestão dos recursos hídricos agravam a crise hídrica no Brasil.
Por meio da Constituição Federal de 1988 é de responsabilidade dos governos estaduais gerir a captação e distribuição de água, no entanto por questões demográficas, onde concentram-se as atividades industriais e maior índice populacional as reservas hídricas são escassas. Outrossim é a má utilização das águas, além do desperdício por parte da população, aumento de consumo, a desflorestação irracional é um dos principais agentes pela redução dos índices pluviométricos brasileiros. Em virtude disso, o estado brasileiro pode enfrentar a pior crise hídrica dos últimos anos.
Posto isso, a água deve ser compreendida como um bem econômico e social de domínio público, que requer gestão adequada. O Governo Federal precisa atuar por intermédio do fornecimento de verbas públicas e obras interestaduais, a fim de que toda população tenha acesso a esse bem previsto na Constituição. Além disso, também no âmbito governamental medidas para acabar com o desmatamento devem ser adotadas, como aumento da fiscalização ambiental, fim de subsídios aos desmatadores e fechamento do mercado para madeira de procedência ilegal.
A população precisa trabalhar em conjunto com o Governo racionalizando seu uso hídrico diário, assim, com essas medidas pode-se idealizar um futuro diferente para o Brasil, distante da realidade que Raquel de Queiroz retrata em sua obra.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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