• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Eviih
Quantidade de postagens
#69416
A franquia cinematografica "Mad Max: estrada da fúria", introduz uma realidade caótica, em um mundo seco, sem cor, com pouca vida e com uma quantidade limitada de água. Paralelamente a ficção, a questão da água, é bastante condizente com a crise hídrica enfrentada na contemporaneidade entretanto distantancia-se da obra quando em muitos dos casos o valor dado desse elemento essencial à vida nao é como o esperado. Assim, dois aspectos fazem-se relevantes: A má distribuição hídrica e o descaso das pessoas sobre a importância da preservação.

Sob esse viés, convém ressaltar a eminente questão da má distribuição hídrica no Brasil. Nessa perspectiva, segundo o relatório da Agência Nacional de Água (ANA), o território brasileiro encontra-se em uma situação confortável referente aos recursos hídricos, ademais o volume de água doce do País representa 12% da disponibilidade do mundo. No entanto, cerca de 80% desta totalidade está localizada na região hidrográfica amazônica que apresenta o menor contingente populacional e consequentemente uma ínfima demanda quando contraposto a regiões como o sudeste na qual, apesar do alto índice populacional, concentra uma quantidade mínima desse recurso natural sofrendo pela falta de água como observado em 2014 e 2015 com a crise hídrica. Logo, é substancial a mudança desse quadro.

Outrossim, é imperativo pontuar o descaso das pessoas sobre a relevância da preservação. Posto isso, o médico Thomas Fuller em uma de suas citações diz " enquanto o poço não secar, não saberemos o valor da água.". Nesse sentido, é notório o quanto a negligência da população pode ser um papel agravante a essa problemática visto que de acordo com o pesquisador Scazufca, 40% da água tratada é desperdiçada, um valor altíssimo se comparado a países desenvolvidos como o Japão onde a média de perda é em torno de 15%. Além disso, as diversas conduta realizadas de maneira não sustentável – a poluição, as queimadas e o desmatamento ‐ corroboram para o aquecimento global que afeta diretamente o ciclo da água, acarretando entraves como a seca dos rios e prejudicando ainda mais esse empecilho.

Em suma, não só é indubitável que medidas sejam tomadas para precavir o cenário de escassez hídrica na sociedade como também é fundamental romper o conceito de que água é um recurso natural abundante, barato e acessível. Portanto, o governo deve salientar por meio de campanhas educativas – na mídia ou com a utilização panfletos – maneiras de usufruir a água com mais consciência afim de tornar o povo mais sustentável e ciente da importância desse recurso natural. Para mais, a ANA deve planejar uma forma de fiscalização da quantidade de água gasta pelos moradores e incentivar um racionamento para extinguir esse descaso na contemporaneidade e evitar cenários como os apresentados no filme "Mad Max: estrada da fúria".
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 170

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Gi69
Quantidade de postagens
#69811
@Eviih, Olá! Espero que esteja bem!💖
👉🏽LEMBRANDO QUE NÃO SOU ESPECIALISTA EM REDAÇÃO.

✅CORRETO

❌ERRO/FALTA

📝ERRO DE PORTUGUÊS ( AINDA NÃO SOU MUITO BOA NESSA PARTE )

🧐OPINIÃO

😉DICA


✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO✍🏾✍🏾
✅REPERTÓRIO 👉🏽A franquia cinematografica "Mad Max: estrada da fúria", introduz uma realidade caótica, em um mundo seco, sem cor, com pouca vida e com uma quantidade limitada de água. ✅LINK COM O REPERTÓRIO Paralelamente a📝[à] ficção, ❌a questão da água,é bastante condizente com❌TESE✅ 👉🏽a crise hídrica enfrentada na contemporaneidade😉 [é um sério problema] 📝[AQUI DEVERIA TER UM PONTO] entretanto distantancia-se da obra quando 📝[QUANTO] ❌muitos dos casos o❌ 📝[AO] valor dado ❌desse❌ a esse elemento essencial à vida😉[, VISTO QUE] nao [NÃO] é como o esperado.[JÁ QUE VOCÊ FALOU QUE DIFERENTE DA OBRA NÃO É DADO VALOR À ÁGUA, VOCÊ DEVERIA TER DITO LÁ NO COMECINHO (NO SEU REPERTÓRIO) QUE É DADO VALOR À ÁGUA (NÃO PRECISA E NEM DEVE SER EXATAMENTE COM ESSAS PALAVRAS). SE NÃO, PODERIA TIRAR ESSA PARTE]. Assim, dois aspectos fazem-se relevantes: ✅ENCAMINHAMENTO ARGUMENTATIVO A má distribuição hídrica e o descaso das pessoas sobre a importância da preservação.

🧐Se quiser refazê-la e me marcar de novo ou enviar uma mensagem privada...
De qualquer forma, se refizer me envie uma mensagem privada aqui no app. Eu ia dar uma sugestão de introdução, mas como não conheço a obra não dá para dar.

✍🏾D.1✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Sob esse viés, convém ressaltar a eminente questão da má distribuição hídrica no Brasil. ✅REPERTÓRIO /APROFUNDAMENTO Nessa perspectiva, segundo o relatório da Agência Nacional de Água (ANA), o território brasileiro encontra-se em uma situação confortável referente aos recursos hídricos, ademais o volume de água doce do País representa 12% da disponibilidade do mundo. No entanto, cerca de 80% desta totalidade está localizada na região hidrográfica amazônica que apresenta o menor contingente populacional e consequentemente[,] uma ínfima demanda quando contraposto a📝[À] regiões como o sudeste na qual📝[NO QUAL], apesar do alto índice populacional, concentra uma quantidade mínima desse recurso natural sofrendo pela falta de água como observado em 2014 e 2015 com a crise hídrica. ✅FINALIZAÇÃO Logo, é substancial a mudança desse quadro.

🧐CERTINHO, RSRS. SÓ UM ALERTA: FIQUE ATENTA AO USAR REPERTÓRIOS MUITO GRANDES, POIS SE VOCÊ APENAS COLOCÁ-LOS SEU TEXTO PODERÁ FICAR COM "CARA" DE EXPOSITIVO. MAS É SÓ TER CUIDADO E CERTIFICAR-SE DE ARGUMENTAR.

✍🏾✍🏾D.2✍🏾✍🏾
✅TÓPICO FRASAL Outrossim, é imperativo pontuar o descaso das pessoas sobre a relevância da preservação. Posto isso, o médico Thomas Fuller em uma de suas citações diz " enquanto o poço não secar, não saberemos o valor da água.". ✅LINK COM O REPERTÓRIO Nesse sentido, é notório o quanto a negligência da população pode ser um papel agravante a essa problemática📝[,] visto que de acordo com o pesquisador Scazufca, 40% da água tratada é desperdiçada, um valor altíssimo se comparado a📝[AOS] países desenvolvidos como o Japão[,] onde a média de perda é em torno de 15%. ✅ARGUMENTAÇÃO Além disso["ADEMAIS" FICA MELHOR], as diversas conduta realizadas de maneira não sustentável – a poluição, as queimadas e o desmatamento ‐ corroboram ❌para❌[ISSO PEGA MUITOS ALUNOS : CORROBORAR NÃO NECESSITA DO COMPLEMENTO "PARA". LOGO, O CERTO É "CORROBORA A/O"] o aquecimento global que afeta diretamente o ciclo da água, acarretando entraves como a seca dos rios e prejudicando ainda mais esse empecilho( acho que "agravando esse quadro" é melhor).❌FALTOU A FINALIZAÇÃO. É SÓ FECHAR SEU TEXTO , EXISTEM VÁRIAS TÉCNICAS PARA ISSO. SUGIRO: "LOGO, O DESLEIXO DOS INDIVÍDUOS QUANTO AOS RECURSOS HÍDRICOS É UMA CONDUTA INACEITÁVEL QUE PRECISA SER MUDADA." (É SÓ UMA SUGESTÃO, FAÇA DO SEU JEITO COM AS SUAS PALAVRAS, VIU? PORQUE DAÍ TERÁ "MARCA DE AUTORIA", OU SEJA, VOCÊ SERÁ VOCÊ, RSRS.

🧐PARABÉNS ! EU GOSTEI MUITO DOS SEUS DESENVOLVIMENTOS.

✍🏾✍🏾CONCLUSÃO ✍🏾✍🏾
✅ Em suma, não só é indubitável que medidas sejam tomadas para precavir o cenário de escassez hídrica na sociedade como também é fundamental romper o conceito de que água é um recurso natural abundante, barato e acessível. Portanto, ✅AGENTE o governo ✅AÇÃO deve salientar ✅MEIO por meio de campanhas educativas ✅DETALHAMENTO – na mídia ou com a utilização panfletos – maneiras de usufruir a água com mais consciência ✅FITO afim [A FIM] de tornar o povo mais sustentável e ciente da importância desse recurso natural.✅ Para mais, a ANA ✅deve planejar uma forma de fiscalização da quantidade de água gasta pelos moradores e incentivar um racionamento para extinguir esse descaso na contemporaneidade e evitar cenários como os apresentados no filme "Mad Max: estrada da fúria".😍😍😍UAAAUUUU

🧐PARABÉNS!

💖🤩GERAL: EU AMEEEEEI O D.2 E A CONCLUSÃO. SE QUISER ARRUMAR A INTRODUÇÃO E ME ENVIAR PARA OPINAR, RSRS. PROCURE ARRUMAR ESSES ERRINHOS DESTACADOS E 🚀🚀🚀.

OBS: TALVEZ TENHAM MAIS ERROS DE PORTUGUÊS , NÃO SOU BOA NESSA PARTE.

SUCESSO😘😘😘
Avatar do usuário
Por Willa
Quantidade de postagens
#70680
OI @Eviih, tudo bom? Espero imensamente que sim!

Demorei horrores para vir dar uma olhada na sua redação, eu sei, mas finalmente cheguei e é isso o que importa! Como você já recebeu uma correção mais que perfeita, então farei apenas uma considerações rápidas, tudo bem?

1) Na sua introdução, há um repertório incrível e é claro que você conhece a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo muito bem. Entretanto, é ocorrente a falta de vírgulas ou a inserção delas em lugares indevidos, além de uma ligação entre as ideias da tese um pouco deficitária. Por isso, é necessário prestar atenção a esses pontos.

2) Já nos dois parágrafos de desenvolvimento ocorreu o mesmo equívoco quanto as vírgulas, além de um segundo desvio quanto ao uso da crase (sendo o primeiro erro no parágrafo de introdução). Porém, como um todo, seu desenvolvimento está muito bom, pois ele dialoga com o que já foi exposto no primeiro parágrafo além de dissertar com coerência sobre o assunto. Parabéns!

3) Por fim, na conclusão, senti falta da citação da falta de gerenciamento da ANA em relação às águas nacionais, visto que foi citado que a Amazônia concentra grande parte desse recurso enquanto outras partes do país, como o sertão do nordeste, norte de Minas e até mesmo o sul carecem desse líquido. Porém, isso não é um erro de modo algum, apenas uma opinião minha, pois de resto, sua conclusão está perfeita!

Por fim, deixo aqui alguns vídeos que acho que vão te ajudar muito a superar os desvios aqui encontrados!





Espero ter ajudado!
Beijos e até mais 🤗🌼
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Quantidade de postagens
#71637
Oiii, @Eviih! Perdão pela demora. Vi que a Gi e a Willa já fizeram ótimos comentários sobre o seu texto, e como sei que elas são MUITO boas e estou bastante ocupada, deixo para uma próxima. Sinto muito não poder no momento. :(
Li seu texto e gostei demais, viu?! Gostei muito dos seus argumentos. Nunca escrevi sobre o tema e confesso que acho bastante difícil de se discutir ;-;
Continue assim que conseguirá uma excelente nota no ENEM.

Abraços e bons estudos! 🌻💛

O Brasil tem enfrentado sérios problemas no[…]

* A acrescente **** No início do texto.

O Brasil tem enfrentado, com frequência, pro[…]

Livex pode corrigir por favor

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM