Sob esse viés, convém ressaltar a eminente questão da má distribuição hídrica no Brasil. Nessa perspectiva, segundo o relatório da Agência Nacional de Água (ANA), o território brasileiro encontra-se em uma situação confortável referente aos recursos hídricos, ademais o volume de água doce do País representa 12% da disponibilidade do mundo. No entanto, cerca de 80% desta totalidade está localizada na região hidrográfica amazônica que apresenta o menor contingente populacional e consequentemente uma ínfima demanda quando contraposto a regiões como o sudeste na qual, apesar do alto índice populacional, concentra uma quantidade mínima desse recurso natural sofrendo pela falta de água como observado em 2014 e 2015 com a crise hídrica. Logo, é substancial a mudança desse quadro.
Outrossim, é imperativo pontuar o descaso das pessoas sobre a relevância da preservação. Posto isso, o médico Thomas Fuller em uma de suas citações diz " enquanto o poço não secar, não saberemos o valor da água.". Nesse sentido, é notório o quanto a negligência da população pode ser um papel agravante a essa problemática visto que de acordo com o pesquisador Scazufca, 40% da água tratada é desperdiçada, um valor altíssimo se comparado a países desenvolvidos como o Japão onde a média de perda é em torno de 15%. Além disso, as diversas conduta realizadas de maneira não sustentável – a poluição, as queimadas e o desmatamento ‐ corroboram para o aquecimento global que afeta diretamente o ciclo da água, acarretando entraves como a seca dos rios e prejudicando ainda mais esse empecilho.
Em suma, não só é indubitável que medidas sejam tomadas para precavir o cenário de escassez hídrica na sociedade como também é fundamental romper o conceito de que água é um recurso natural abundante, barato e acessível. Portanto, o governo deve salientar por meio de campanhas educativas – na mídia ou com a utilização panfletos – maneiras de usufruir a água com mais consciência afim de tornar o povo mais sustentável e ciente da importância desse recurso natural. Para mais, a ANA deve planejar uma forma de fiscalização da quantidade de água gasta pelos moradores e incentivar um racionamento para extinguir esse descaso na contemporaneidade e evitar cenários como os apresentados no filme "Mad Max: estrada da fúria".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.