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Por Dudapbr
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Conforme descreve a carta de Pero Vaz de Caminha, o Brasil possui uma quantidade abundante de água. Entretanto, em pleno século XXI esse recurso natural vem se esgotando no país por ser utilizado de forma inadequada. Com efeito, vão se elevar os problemas ambientais, econômicos e aumentar a sede no país. Sendo assim, um grave problema que deve ser tratado com devida importância.

Nesse contexto, deve-se ressaltar o uso inadequado dos recursos naturais no país. De acordo com a declaração da Assembleia Geral da organização das nações unidas, o acesso á água e ao saneamento básico é um direito humano essencial, como umas das principais necessidades á sobrevivência de uma pessoa. No Brasil, percebe-se que esse direito não é respeitado. A sociedade está degradando o planeta, pois graças ao lixo e a poluição ao meio ambiente, mananciais vêm sendo poluídos e ocorrendo mudanças climáticas. Como consequência disso, a água potável e as chuvas cessam em alguns estados.

Outra questão relevante é a sede e a fome, causada pela crise hídrica. Retratada de forma crítica no livro Vidas secas de Graciliano Ramos, é uma crise que assola muito regiões do Brasil, causando sede e miséria, devido á redução do índice pluviométrico nas represas. A água é extremamente importante para as nossas vidas logo, uma vez que o volume diminuir, os sistemas de produção de alimentos e de energia também sofrem quedas.

Portanto, são necessárias medidas em quê o poder público passe a garantir o acesso á água de forma universal. Realizar políticas de tratamento dos esgotos para reuso doméstico com o intuito de diminuir os gastos de água. É importante também evitar a poluição ao meio ambiente para preservação dos recursos naturais. Logo, o país poderá garantir água a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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