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Por talitxns
#38739
No filme “Turma da Mônica em uma aventura no tempo", mostra os problemas enfrentados pelos indígenas ao suas fontes de água serem esgotadas devido às atitudes do homem branco. Fora do contexto fictício, infelizmente, a crise hídrica no Brasil está no caminho para alcançar a situação representada na obra de Maurício de Sousa. Dentro desse contexto, existem dois problemas que devem ser enfatizados: o uso da água em processos agrícolas, bem como a importância do poder público nessa situação.
Em primeira análise, é necessário avaliar a relação do setor agropecuário no consumo de água. No documentário “Cowspiracy", mostra que além do que é informado sobre economizar água ao tomar banho, por exemplo, grande parte de sua falta está ligada na criação de bovinos, pois áreas são desmatadas para a criação do gato, assim como sua preparação para chegar aos mercados que consome água em demasia. Dessa forma, vê-se que a falta de água não é simples de ser resolvido pois grande parte da sua causa está ligada ao âmbito alimentício.
Outro aspecto a ser considerado é a necessidade do Poder Público tomar uma atitude. De acordo com o pensamento do filósofo Karl Marx, para que um problemas seja solucionado é fundamental que ocorra não só o planejamento, mas também a ação. No entanto, nota-se no Brasil que a situação do problema dos níveis dos reservatórios rompem com a defesa do filósofo, visto que não há planos eficazes colocados em prática para solucionar esse problema desde os seus principais causadores. Dessa forma, é inaceitável que esse recurso natural seja acabado resultante de ações humanas.
Portanto, urge medidas para resolver essa crise no ecossistema. O Ministério do Meio Ambiente deve, por meio de verbas governamentais, criar um plano de ação de reflorestamento no qual os agricultores tenham como obrigação, ao desmatar áreas repor com árvores em locais próximos, pois elas ajudam a produzir água. Nesse sentido o intuito de tal ação é fazer com que os agricultores tenham consciência dos resultados de suas ações ao planeta Terra. Somente assim, será possível repor gradativamente o nível de água consumido pelo homem e, consequentemente melhoras a qualidade de vida dos seres vivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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