• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#77444
Segundo a crença do catolicismo, em tempos de escassez de chuva, deve-se fazer preces à São Pedro para que esta venha cair. Contudo vê-se que parte da crise hídrica enfrentada no Brasil é relativa à conduta tanto da população, quanto dos governantes.
Atualmente, percebe-se que os casos de queimadas têm sido corriqueiros no país, não só em áreas de grande vegetação mas também em áreas urbanas. Tal fato reduz o índice de umidade no ar, que tem como uma das consequências a falta dos rios voadores -- massas de ar que ajudam a acarretar na chuva. Dessa forma, além de proporcionar danos no meio ambiente, as queimadas ainda alteram os fatores climáticos e, consequentemente, fatores hídricos.
Ademais, pode-se associar a crise hídrica à má gestão de água no Brasil. Apesar de possuir boa parte da água do mundo o país sofre ao longo de anos com falta de abastecimento devido a distribuições desproporcionais às regiões do país com base no número de habitantes; à exemplo da região sudeste que passa frequentemente por fortes racionamentos. Nesse sentido, o modo como as autoridades de um país administra a demanda e oferta de água, juntamente com o tratamento da mesma, afeta diretamente na existência de possíveis crises hídricas.
Depreende-se que as crises hídricas são prejudiciais para todos e, a fim de que se evite, é preciso que haja por parte do Ministério do Meio Ambiente ações efetivas para a preservação de vegetações e florestas, além de um eficaz remanejamento da distribuição de água por parte do Governo Federal. Promovendo o acesso à água de toda população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

#78526
Olá, tudo bem?
Gostei bastante da sua redação!!
Bom, recomendo que não utilize a palavra "Atualmente", pois ela é muito clichê. Acredito que ficaria legal usar algum conectivo como "em primeira análise" ou outro.
Acredito que você poderia usar mais repertórios, inclusive para a argumentação nos desenvolvimentos.
Ah, e na sua conclusão senti falta de todos os 5 elementos da proposta de intervenção.

Geralmente, quando se comete um crime considerado […]

No Brasil, os desafios para a atenuaç&atild[…]

Trabalho infantil no Brasil

Não é recente o trabalho infantil no[…]

A violência doméstica

No documentário "Cenas de um homic&iac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM