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Por CAMI6161
#70587
A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6, o direito a energia elétrica como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quanto se observa a crise elétrica, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência das medidas governamentais para combater a crise elétrica no país. Nesse sentido, trazem grandes consequências, por exemplo, danos materiais, como perda de eletrodomésticos, em caso de apagão geral, poderiam causar mortes em hospitais devido a parada de funcionamento dos aparelhos. Essa conjuntura, segundo o filosofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social", já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como a energia elétrica, o que infelizmente é evidente no país.
Ademais, é fundamental apontar o esvaziamento dos reservatórios devido ao período de estiagem na maior parte do país como impulsionador da crise no Brasil. Diante do tal exposto segundo a ONS a escassez de chuvas, é a pior em 91 anos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Depreende-se, portanto, necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de campanhas, debates, para incentivar fontes alternativas e sustentáveis, como a eólica, solar, bicombustível, a fim de minimizar a crise. Paralelamente, é imperativo que a redução do uso da eletricidade seja ressaltada, utilizando-a sem desperdícios.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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