Pode se afirmar que, a mobilidade urbana, é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas.
Além disso, essa questão de deslocamento com os automóveis, contribui negativamente com a saúde dos brasileiros, devido à constante emissão de gases poluentes. Tendo em conta que, ao crescente número dos veículos que se deslocam no dia a dia, quando chega um certo horário, que é mais conhecido como "horários de pico" o fluxo e a espera no trânsito, é maior e assim atinge milhares de pessoas todos os dias. Sendo assim, podendo optar por outros meios, o uso da bicicleta e dos transportes públicos. Entretanto, o perigo para o ciclista se tornou tamanho, que os dados do IBGE mostram que teve uma queda de 28%, entre o ano de 2014 e 2015, de pessoas favoráveis a ciclovia.
Convém lembrar que, o aumento da passagem de ônibus também fez com que esse se torne inviável para as pessoas, o que foi, inclusive o motivo do protesto em 2013, organizado pelo Movimento Passe Livre, contra o aumento de Vinte centavos na tarifa. Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, no Brasil há mais carros do que pessoas. Logo, a ideia de evolução proposta pelo Governo JK, irá sofrer retrocesso enquanto o governo não instituir uma possível melhora no processo de ir e vim da população.
A Lei nº 12.587, criada para assegurar os direitos de transportes para a população é falha. Hoje em dia, o translado público é precário e caro, pois além de ser lotado o preço da passagem é significamente caro.
Por fim, é necessário que o Estado paralelamente com o Ministério do transporte faça mais a expansão de vias públicas de locomoção para que possa ser um atalho nas horas de pico, como também aumentar a rota de ônibus com taxas de passagem inferiores e disponibilizem cartões de passagem, em alguns estados do Brasil, o governo do estado já Disponibiliza. Sendo assim para que assim, se organize e o Brasil passe a fluir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada