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Por eduardaam
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No filme "Rio 2", é retratado pela arara-azul domesticada os desafios enfrentados pelas aves em meio ao desmatamento da floresta amazônica e a exploração ilegal de animais silvestres. Embora seja ficcional, pode-se estabelecer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira, uma vez que os problemas ambientais afetam o mundo, especialmente a Região Amazônia, e busca conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental, como também a omissão do Estado sob a pena de prejuízos irreversíveis à população.
Primeiramente, cabe analisar como o desflorestamento e as alterações climáticas, agrava a supracitada mazela. Nessa conjuntura, faz-se essencial observar o desmatamento pelo filme "A guerreira da Amazônia", que trata da defesa florestal, destacando a importância da preservação e biodiversidade. Apesar de ser uma obra audiovisual ficcional, é possível traçar um paralelo com a realidade mundial, onde estamos tendo muitos desmatamentos da floresta Amazônica e a grande exploração de animais, tendo também depredação ilegal de recursos naturais, como a madeira, que são problemas reais que afetam a região e as comunidades indígenas pela preservação de suas terras e culturas.
Além disso, a omissão do Estado dá lugar aos constantes desmatamentos. Nesse sentido, John Locker filósofo conhecido como pai do liberalismo, construiu a tese de que os indivíduos cedem sua confiança ao Estado que, em contrapartida, deve garantir a segunça aos cidadãos. Ocorre que a ideia de Locker está distante da realidade do País, haja a vista a desagregação ambiental e climática. Assim se a inércia do Estado se mantiver, a população irá sofrer bastante.
Para mitigar, portanto fica evidente a necessidade de intervenção da crise climática e o desmatamento da Amazônia. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente dese criar uma palestra informacional, por meio das escolas e mídias para combater o avanço do revés. Tal palestra deve conter o passo a passo da preservação ambiental, instruindo jovens e pais a proceder em situação de crise, com finalidade de preservação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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