Em primeiro lugar, vale ressaltar que em 2019 foi criada uma lei que visa o combate das Fake news, trata-se do crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral, tendo como pena prisão de 2 a 8 anos ao infrator, além da imposição de multa para quem afetar um candidato com o objetivo de prejudicar sua candidatura. Atualmente, observa-se que artimanhas são utilizadas para influenciar o comportamento das pessoas, e claro, o voto. Pode-se citar como exemplo, robôs que são programados para gerar mudanças em atitudes e pensamentos, com o intuito de prender a atenção e até viciar a pessoa em determinado assunto. Além disso, esses robôs analisam suas preferências, sites mais acessados, temas mais curtidos e compartilhados, também identificam os vícios digitais e estimulam a pessoa mudar de opinião, conforme a funcionalidade para o qual foi programado.
Por conseguinte, pode-se mencionar ações que podem ser úteis no combate à fake news, como: checar a veracidade das informações disseminadas em redes sociais; verificar se o site é confiável e também consultar quanto ao autor, a fonte da informação, se o perfil que compartilhou a informação é de fato de alguma pessoa; analisar a estrutura do texto, se apresenta erros de ortografia ou formatação; e também realizar a confirmação da informação em outros sites; além de proceder com a denúncia do site ou do perfil que compartilhou as informações falsas.
Conclui-se, portanto, que medidas são necessárias para combater esse crime que afeta muitas pessoas. Para tal, é dever do Governo Federal em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral, firmar convênios e ações que visem a fiscalização e a punição dos responsáveis por disseminar informações falsas, tornando o processo eleitoral mais seguro e confiável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada