Dito isso, é indiscutível que a desigualdade social é um fator determinante que colabora para que milhões de menores vivam em estado de depreciação nas ruas, visto que o fato viabiliza à evasão escolar, à alta taxa de mortalidade infantil e à má qualidade de vida no geral. Não obstante, a Constituição Federal de 1988 estabelece que crianças e adolescentes são sujeitos de direito e devem contar com a prioridade absoluta das políticas e dos planejamentos socioeconômicos. Ademais, embora o decreto esteja estabelecido oficialmente, não se nota diligência para se dispor ao embargo.
Outrossim, é imperioso destacar que a ausência de iniciativas do Poder Público torna cada vez mais aparente o descaso, dado que a omissão por parte de órgãos estatais se faz, gradativamente, um caso normalizado pelo corpo social. Sob esse viés, entende-se que, ao analisar a permanência dessa mácula, o Estado inclina-se ao adotar tais atitudes, tornando-se inerte com a problemática. Por conseguinte, se nada for apurado, o colapso social proveniente desse degrado se faz um cenário cada vez menos distante de nossa esfera pública.
Destarte, é imprescindível que o Estado – órgão responsável por manter a ordem social – reconheça suas obrigações, por meio da instalação de políticas públicas efetivas, dando mais visibilidade e qualidade de vida à crianças e adolescentes em situação de rua, a fim de extinguir tal mazela, tão comum no âmbito nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.