Pode-se considerar que os animais domesticados mais comuns como cães e gatos, contém um número exorbitante no país, são estimados 30 milhões apenas no Brasil, segundo a pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Muitos fatores contribuem para a violência contra os animais, o abandono nas ruas principalmente, levam os animais a serem agredidos pois, acabam ocupando lugares impróprios para animais, como no caso de grande repercussão do cão agredido até a morte por um segurança em uma das sedes do mercado Carrefour, por exemplo.
O maltrato de animais indefesos tem por consequência a face que nos mostra que a situação no Brasil está difícil de ser amenizada ou seja, a violência está em grande parcela na sociedade.Segundo dados do IBOPE a cada 2 mil pessoas 92% já presenciaram maus-tratos mas apenas 17% denunciaram, percebe-se então que nem todos são resgatados e consequentemente deixando impunes seus agressores. Segundo o filósofo italiano Nicolau Maquiavel, a mudança deixa sempre patamares para uma nova mudança. O caso das ONG'S que estão sempre a frente de resgate e cuidados de animais são exemplos de tais mudanças que mostram a humanidade presente mesmo com tanta violência á volta.
Com isso, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. O Governo deve elaborar um projeto que leve o nome "Maus-Tratos Nunca Mais" (MTNM) que leve á todos os estados e suas regiões instituições de abrigo e/ou adoção, não muito distantes para serem mais acessíveis tendo parcerias com veterinários e também um número específico para denúncia que funcione por todo o Brasil, assim quando uma denúncia ser feita, independente do estado ou região, todos vamos ter onde recorrer e assim resolvendo casos de maus-tratos no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.