Avatar do usuário
Por Lari987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117211
A crise de 1929, também conhecida como "Grande Depressão"(crise econômica internacional de superprodução), no Brasil, levou a falência grandes fazendeiros e gerou o desemprego em massa tanto no campo como na cidade. No panorama hodierno, o país se recupera de outra grande "crise", sendo essa não só econômica mas também humanitária. Assim a pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) trouxe consequências parecidas com a crise de 1929, tais como falência de postos de trabalho e desemprego. Logo, apesar de controlada, a pandemia deixou a economia brasileira desestabilizada.

Diante dessa análise, é perceptível que a pandemia, tendo impossibilitado o funcionamento presencial de diversos setores do comércio, permitindo a prática apenas de setores essenciais como alimentício, levou inúmeros postos de trabalho à falência, o que consequentemente gerou um aumento significativo do índice de desemprego no Brasil. Assim dá-se início a um ciclo prejudicial para a economia brasileira, visto que se não há emprego, também não há renda e sem renda perde-se o poder aquisitivo daquela pessoa, afetando deste modo, drasticamente a economia do país. Dessa maneira, o que "amparou" a economia brasileira no período pandêmico, foram as estratégias criadas pelas empresas para não fechar as portas, exemplo de uma delas foi o home Office, que permitiu os funcionários trabalharem de casa e atender os clientes pelos meios digitais.

Logo, passado o pico da pandemia, foi possível a flexibilização do comércio com o surgimento de novos postos de trabalho e vagas de emprego, possibilitando que a economia do país voltasse a aquecer, logo que em 2021 a economia brasileira já demonstrou o crescimento com as exportações respondendo positivamente fechando o ano batendo recordes ,tendo o comércio crescido 35,8% em relação ao ano anterior. Mas, apesar de os números serem positivos, a economia brasileira ainda se encontra desestabilizada, já que alguns indicadores econômicos, como o ICE (Indicador de Clima Econômico), ainda se encontra em queda, e há também a questão da adoção de novos práticas de consumo da população que contribuem para essa desestabilização.

Infere-se, portanto, ao Ministério da Fazenda -órgão responsável pela formulação e execução da política econômica-o dever de estabilizar novamente a economia brasileira, com a execução de reformas que garantam o equilíbrio no ciclo e nos indicadores econômicos brasileiros, tais ações devem ser feitas em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego-órgão responsável pela geração de emprego e renda-, para que assim, haja emprego e renda para a população, conseguindo dessa maneira, estabilizar a economia brasileira e evitar novas crises econômicas como a de 1929.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por GeovanaAnt
Quantidade de postagens
#117317
A crise de 1929, também conhecida como "Grande Depressão"(crise econômica internacional de superprodução), no Brasil, levou a falência grandes fazendeiros e gerou o desemprego em massa tanto no campo como na cidade. No panorama hodierno, o país se recupera de outra grande "crise", sendo essa não só econômica, mas também humanitária. Assim, a pandemia do novo coronavírus (SARS-COV-2) trouxe consequências parecidas com a crise de 1929, tais como a falência de postos de trabalho e o desemprego. Logo, apesar de controlada, a pandemia deixou a economia brasileira desestabilizada.

INTRO: não sei se foi erro de espaço do programa, mas ficou 2 parágrafos só na introdução. uma dica p reduzir seria ou tirar o "grande depressão" ou o "(crise econômica internacional de superprodução)". fora isso, alguns erros de vírgula e paralelismo

Diante dessa análise, é perceptível que a pandemia, tendo impossibilitado o funcionamento presencial de diversos setores do comércio, permitindo a prática apenas de setores essenciais como alimentício, levou inúmeros postos de trabalho à falência, o que consequentemente gerou um aumento significativo do índice de desemprego no Brasil. Assim, dá-se início a um ciclo prejudicial para a economia brasileira, visto que se não há emprego, também não há renda e sem renda perde-se o poder aquisitivo daquela pessoa, afetando, deste modo, drasticamente a economia do país. Dessa maneira, o que "amparou" a economia brasileira no período pandêmico, foram as estratégias criadas pelas empresas para não fechar as portas, exemplo de uma delas foi o home Office, que permitiu os funcionários trabalharem de casa e atender os clientes pelos meios digitais.

D1: o tópico frasal é bom que seja curto, é um período mais objetivo, só faz uma introdução do que tu vai falar.
o teu poderia ser --> "Diante dessa análise, é perceptível que a pandemia teve como efeito o desemprego, o qual foi provocado pelo funcionamento parcial de setores específicos do comércio. "
"amparou"- evita sempre subjetividade na redação, o corretor precisa entender o que tu quer dizer, ele não vai nem tentar entender teu ponto de vista, então sempre tenta deixar o mais claro possível. e o gerundismo tbm

Logo, passado o pico da pandemia, foi possível a flexibilização do comércio com o surgimento de novos postos de trabalho e de vagas de emprego, possibilitando que a economia do país voltasse a aquecer, logo que em 2021 a economia brasileira já demonstrou o crescimento com as exportações respondendo positivamente fechando o ano batendo recordes ,tendo o comércio crescido 35,8% em relação ao ano anterior. Mas, apesar de os números serem positivos, a economia brasileira ainda se encontra desestabilizada, já que alguns indicadores econômicos, como o ICE (Indicador de Clima Econômico), ainda se encontra em queda, e há também a questão da adoção de novos práticas de consumo da população que contribuem para essa desestabilização.

D2- aquele "logo" dá ideia de conclusão, e tbm teve repetição
senti que faltou que faltou citar mais repertório, no 1 tu falou alguns dados, mas é sempre bom por uma fonte reconhecida p fundamentar isso. tipo dado X veio do BBC, do canal tal do youtube, do site da revista tal. repertório tem quer pertinente, produtivo e legitimado.

Infere-se, portanto, CABE ao Ministério da Fazenda -órgão responsável pela formulação e execução da política econômica-o dever de estabilizar novamente a economia brasileira, com a execução de reformas que garantam o equilíbrio no ciclo e nos indicadores econômicos brasileiros. Tais ações devem ser feitas em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego-órgão responsável pela geração de emprego e renda-, para que, assim, haja emprego e renda para a população, conseguindo dessa maneira, estabilizar a economia brasileira e evitar novas crises econômicas como a de 1929.
1
Avatar do usuário
Por Lari987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117334
Muito obrigada pela correção @GeovanaAnt vc é uma das melhores adoro suas correções, aprendo muito com elas.
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#117335
@Lari987, errei feio ao pontuar a sua redação. 120 na C1 e 80 na C3 foram notas muito, muito rigorosas. Aumentei para 160 e 120, respectivamente. Peço desculpa pelo meu erro. Como compensação, fico te devendo uma correção detalhada em algum dos seus próximos textos ;)
Nesse, a @GeovanaAnt já fez comentários super pertinentes.
1
Avatar do usuário
Por Lari987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117336
@Felipe082 que isso não tem problema não, as vezes é bom ter alguém que seja rigoroso com vc pq tbm ajuda muito e faz com que a gente queira da o nosso melhor. Obrigada pela pontuação e vou ficar muito feliz se vc puder corrigir minha próxima redação :)
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#117337
Obrigado pela compreensão! É só me marcar que eu corrijo :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Crescimento econômico pós pandemia
por Juliafgjxfnn    - In: Outros temas
0 Respostas 
117 Exibições
por Juliafgjxfnn
0 Respostas 
96 Exibições
por poloniato
saúde mental pós pandemia
por Giuliaa1    - In: Outros temas
0 Respostas 
72 Exibições
por Giuliaa1
6 Respostas 
477 Exibições
por Enolaa
Evasão escolar pos pandemia
por hendriac    - In: Outros temas
0 Respostas 
91 Exibições
por hendriac
0 Respostas 
217 Exibições
por ellenkoch32
0 Respostas 
503 Exibições
por laranikelly
0 Respostas 
52 Exibições
por AndreFc
0 Respostas 
200 Exibições
por 123459
0 Respostas 
87 Exibições
por ttvi4n

Fiz essa redação semana passada! No[…]

Segurança pública

achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

Segundo Carl Sagan, cientista planetário as[…]

teste

teste

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM