Em primeiro lugar, constata-se a banalização da sociedade como uma das causas da corrupção na vida cotidiana. Nesse contexto, a filósofa Hannah Arendt criou a expressão “Banalidade do Mal”, que diz respeito ao fato de que as pessoas estão normalizando as mazelas sociais, de modo, a torná-las banais. Nessa ótica, tal teoria é constatada no contexto brasileiro, uma vez que parte da população não reconhece seus atos de indecência, o que acarreta no aumento da corrução no país. Dessa forma, devido à normalização desse impasse, a problemática é agravada no meio social.
Ademais, a carência de discussões acerca da corrupção no dia a dia é um dos motivadores do impasse. Nesse sentido, segundo o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, na sociedade brasileira contemporânea, a visão do autor pode ser aplicada quanto a uma acomodação aos problemas de adulteração, de maneira que a população mantém-se silenciamento diante dos inúmeros crimes de desvirtuamento ocorridos no país. Porquanto o assunto pouco é debatido no âmbito midiático, o que acarreta na manutenção do problema na Pátria. Desse modo, devido a carência de visibilidade dada à questão, a problemática se mantém no Brasil.
Portanto, faz-se necessário ações para conter a corrupção na Nação. Para tanto, o Governo Federal, por meio do Poder Legislativo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, devem elaborar projetos de fiscalização e punição efetivos para aqueles que praticam atos de indecência. Além disso, cabe à mídia, por meio das redes sociais, a exemplo do instagram e facebook, promover posts que conscientizem a população sobre o empecilho, com o fito de que elas possam se tornar ativas diante dos problemas vivenciados no cotidiano. Feito isso, a realidade destoará da obra de Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada