Sob esse viés, é pertinente ressaltar a inoperância estatal em torno do problema. Nesse aspecto, apesar do seu avanço em políticas públicas voltadas para essas contrariedades, com a criação da Lei Maria da Penha, tal órgão não se faz integramente eficiente nos mecanismos de auxilio contra as denúncias de violência. Do mesmo modo, essas instituições não cumprem seu papel social que inicialmente se propuseram, representados por Bauman como "Instituições Zumbis". Nesse sentido, é evidente que o Estado não cumpre sua função social primordial, garantir segurança aos cidadãos. Logo torna-se imprescindível o revestimento desse quadro comportamental.
Ademais, no decorrer da evolução humana, a mulher sempre foi vista com a função social de submissão ao sexo masculino. Em virtude disso, é notório que raízes históricas dificultam a erradicação da violência. Diante desse cenário, por conta da cultura machista que percorre a sociedade, comportamentos violentos são naturalizados. Desse modo, tal atitude está dentro da construção social. Segundo a ex primeira-dama dos EUA, Betty Ford " A busca pela evolução humana nunca pode ser completa sem a liberdade para as mulheres". Nesse viés, acabar com a ideologia propagada durante anos ao redor do sexo feminino, é promover a liberdade e garantir a evolução.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para diminuir a persistência da violência contra mulher no Brasil. Em síntese, cabe ao Estado efetivar a função da Lei Maria da Penha, aplicar corretamente a lei, por meio de verbas para disponibilizar reforços aos canais de atendimento ( LIGUE 180) e postos de assistência. Bem como, o corpo civil deve trabalhar na educação dos jovens, além disso, apoiar organizações que trabalham com combate ao machismo e a violência contra as mulheres, para que assim, compreendam a igualdade de gênero e respeito entre os cidadãos. Dessa forma, essa realidade apontada deixará de ser um problema na sociedade contemporânea, nascendo um país igualitário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.