Primeiramente, é necessário ressaltar a crescente taxa de obesidade e as suas causas. Segundo dados do IBGE, a proporção de obesos com mais de 20 anos entre 2003 e 2019 mais que dobrou, passando de 12,2% para 26,8%. Em conformidade com a renomada nutricionista e pesquisadora Sophie Deram, as pessoas optam por consumir alimentos processados por serem mais práticos e fáceis de preparar. Porém, esses alimentos são ricos em açúcares, gorduras trans e conservantes. Tudo isso, alidos ao sedentarismo são responsáveis por doenças como a obesidade, doenças cardiovasculares etc.
Em segundo plano, devemos compreender como as crianças se desenvolvem dentro de ambientes com estilo de vida não saudáveis. De acordo com pesquisas recentes da Universidade de Sussex na Inglaterra, 20% do índice de massa corporal de uma criança vem do pai e da mãe, enquanto as que estão muito acima do peso essa proporção é de 55% a 60%. Isso mostra que a combinação genética e principalmente o ambiente familiar é responsável por mais da metade da obesidade infantil.
Portanto, é indispensável que o ministério da Saúde juntamente com os municípios promovam mais campanhas e palestras contra a obesidade. Será feito em locais públicos como ginásios esportivos e escolas, afim de enfatizar os ricos da doença em todas as faixa etárias . Assim as pessoas tomará consciência da importância de inserir um novo estilo de vida saudável e transmitirá esse novo estilo aos seus filhos. Com isso o Brasil voltará a ter uma população saudável novamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.