Avatar do usuário
Por Gatosata
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#109736
Em um episódio da série televisiva "Better Call Saul", o advogado e protagonista Jimmy McGill trabalhando em uma casa de repouso descobre que o dinheiro dos idosos, por ingenuidade e falta de conhecimento no assunto, está sendo desviado. Nesse ínterim, ao se observar as dificuldades de garantir a segurança financeira dos idosos no Brasil, ao sair da ficção e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira constata-se que a realidade apresentada no seriado pode ser relacionada a atualidade brasileira. Com efeito é imprescindível enunciar a manipulação social e a falha estatal como pilares fundamentais da chaga.

É importante considerar, antes de tudo, o Art.102 do Estatuto do Idoso, determina que "apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão ou qualquer outro rendimento do idoso, dando-lhes aplicação diversa de sua finalidade" constitui crime punível. Seguidamente, a falta de estímulo ao debate a respeito do abuso financeiro por parte dos parentes, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona autorizações indevidas de empréstimos onde colocam a população idosa em risco para golpes financeiros. Dessarte, discorrer criticamente sobre a problemática é o primeiro passo para a legitimação de uma sociedade democrática.

Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. O desacato aos direitos dos idosos, entretanto, contrata a concepção do pensador na medida em que há uma indiferença no acesso ao que é garantido por lei em que reforça o estigma negativo acerca dos idosos. Dessa forma, com o fito de dirimir o revés, ações precisam ser executadas pelas autoridades competente.

Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos, irá discutir o assunto com profissionais da área, em conjunto, com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de mostrar as principais consequências do problema é, detalhadamente, apresentar uma visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Desse modo, que com a justiça de Rousseau não ocorra mais casos como de Better Call Saul
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por estudaduda
0 Respostas 
79 Exibições
por Kawanr0drig
Combate à Violência Contra as Pessoas Idosas
por anna2828    - In: Outros temas
0 Respostas 
69 Exibições
por anna2828
0 Respostas 
77 Exibições
por E69vitoria
0 Respostas 
24 Exibições
por PetinhoDaUPA
0 Respostas 
36 Exibições
por sabyy
0 Respostas 
73 Exibições
por jamillyds
0 Respostas 
59 Exibições
por Alvas
1 Respostas 
128 Exibições
por Leoo6144
1 Respostas 
88 Exibições
por Zenebra

Oi, Nicky7 . A demanda por correçõe[…]

Oi, besourokafka ! No filme "As Vantage[…]

Poderiam corrigir minha redação? Agr[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM