Avatar do usuário
Por Dkittyg
Quantidade de postagens
#125953
Carlos Drummond mostra em seu poema "No meio do Caminho" de modo figurado, os obstáculos que o ser humano enfrenta em sua jornada. Analogamente, essa condição assemelha-se aos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa maneira, convém ressaltar que essa realidade se desenvolve não só devido ao silênciamento midiático diante ao caso, mas também pela falta de remuneração ao serviço executado.
Em primeira análise, cabe expor o silênciamento da mídia como um fator da existência do impasse na nação, pois deixa evidente a ruptura do conhecimento do caso. Sob a perspectiva filosófica de Zygmunt Bauman, "não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas." Partindo desse pensamento, percebe-se que as reações humanas frente ao trabalho de cuidado realizado por mulheres brasileiras, são firmadas em negligência, porque não há promoção de mecanismos que possam amenizar a ausência do reconhecimento da situação. Por conseguinte, o quadro apresentado precisa de mudanças.
Ademais, é importante salientar que o mal pagamento ao serviço de cuidado é um dos impulsionadores do problema. De acordo com os dados do documento informativo tempo de cuidar, 75% das mulheres que trabalham com serviços de cuidado não são remuneradas. Nesse âmbito é notório que o descaso a esse meio trabalhista pode estar vinculado a ideias machistas e também a discriminação social e de gênero, com isso proporcionando o desnivelamento do pagamento correto.
É inaceitável, portanto, que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres brasileiras permaneça na sociedade. A fim de estabelecer uma sociedade harmoniosa, cabe ao governo federal junto ao ministério do trabalho, contornarem a realidade árdua dos trabalhadores brasileiros que não possuem sua visibilidade. Destarte, essa media deve ser realizada por meio midiático, a exemplo do Instagram e Twitter, postagens que mostram a realidade do trabalho de cuidado. Também faz-se mister a aplicação de multas aos contratantes que não seguirem de forma legal os direitos trabalhistas. Com isso, adotando tais atitudes, pode-se alcançar uma nação melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Luscano
Quantidade de postagens
#126316
Olá, bom dia! Olha, lembre-se que isso é apenas uma estimativa, oks? A sua nota real pode variar bastante.

C1: Alguns dos desvios gramaticais que notei:
- a ausência de vírgula para isolar o aposto logo na primeira linha;
- a grafia correta é "silenciamento", sem acento circunflexo;
- vírgula separando o sujeito do predicado no desenvolvimento 1;
- no D2, a primeira letra do nome do relatório tem que ser maiúscula;
- ainda no D2, há uma redundância, já que o machismo é, entre outros fatores, a discriminação de gênero;
- falta de vírgula na oração adjetiva explicativa na conclusão.

Apesar disso, não houve erros em grande número, a sua nota deve ficar por volta de 160 nessa competência.

C2: Embora haja repertório sociocultural pertinente e legitimado, acredito que você poderia ter feito um uso mais produtivo com eles. Portanto, sua nota ficaria entre 160-200.

C3: Acho que você daria para argumentar mais, há algumas lacunas no seu texto. Dependendo do corretor, a sua redação pode variar entre 120 e 160 na C3.

C4: Você fez com êxito tudo o que essa competência pede. Logo, 200.

C5: A sua proposta de intervenção contém os cinco elementos, parabéns! Como cada um vale 40 pontos, a sua nota nessa competência provavelmente será 200.

TOTAL: 840/920.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
2 Respostas 
243 Exibições
por Vitao96
1 Respostas 
140 Exibições
por Let1cia19
0 Respostas 
135 Exibições
por Viniciribe
2 Respostas 
222 Exibições
por Vitorialsx
lixo eletrônico (CORRIGE POR FAVOR!!)
por mlluizaa    - In: Outros temas
0 Respostas 
60 Exibições
por mlluizaa
0 Respostas 
178 Exibições
por Elizama08
1 Respostas 
130 Exibições
por anauth
1 Respostas 
142 Exibições
por JOAO155
Alguém POR FAVOR corrije minha redação?
por juliastn    - In: Atendimento
0 Respostas 
141 Exibições
por juliastn
0 Respostas 
85 Exibições
por Kayk2023

Na obra "Utopia", do autor Thoma[…]

O bullying e o ciberbullying

O bullying é um dos "crimes&qu[…]

O papel do cidadão no cumprimento dos Objet[…]

Poderia corrigir minha redação? Desd[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM