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Por Miks19
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A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 14, o direito pelo voto secreto e direto, com valor igual para todos, como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa o rompimento ao direito de votar, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Logo, urge analisar os fatores que favorecem esse quadro: A desigualdade social e a insuficiência Legislativa.
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a desigualdade social. Nesse sentido, é notório destacar que a desigualdade social apresenta uma relação inversa, ou seja, quanto maior for a desigualdade, menor será a probabilidade de apoio difundido a democracia, isso se dá pelo fato de que se as pessoas não expressarem suas opiniões políticas não haverá transformações e nem melhorias, pois o voto não é apenas um mero direito, mas sim um importante instrumento de participação popular para as decisões e rumos que o país irá tomar. Com isso, é evidente que com o avanço da desigualdade social as dificuldades aumentam e se tornam cada vez mais preocupantes para o cenário brasileiro.
Outrossim, é preciso analisar a insuficiência legislativa e seu efeito. Um título de exemplo é o livro "O cidadão de papel", onde o autor Gilberto Dimenstein defende que a legislação brasileira não funciona de forma eficiente. Afirmando que os brasileiros tem muitos direitos, mas que eles não se aplicam a realidade, entretanto, por mais que haja leis específicas, sempre existirá lacunas as quais necessitam de serem preenchidas, fazendo com que a população conquiste os seus direitos e tanto a desigualdade social, quanto a insuficiência Legislativa não possa mais afetar esses indivíduos, mas para isso é preciso que seja corrigida essa situação, para que a sociedade possa cumprir com os seus direitos políticos
Portanto, cabe ao estado atender a população que anseia por transformações sociais por meio da criação de utensílios mais diretos para a aproximação da população e as políticas públicas, como comunidades que possam apresentar os desejos do cidadãos. Cabe também as instituições de ensino formar civis conscientes quanto ao voto, instruindo-os argumentar as suas opções políticas, inserindo a princípio a política com matéria, cumprindo assim o seu papel social e mitigando o problema abordado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por Kamihost
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Miks19 escreveu:@Kamihost Corrige, por favor
corrigi meu anio, e ficou incrível de verdade, não tinha como expressar melhor, continue assim e parabéns 💖
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Por Kamihost
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#112867
Miks19 escreveu:@Kamihost Corrige, por favor
corrigi meu anio, e ficou incrível de verdade, não tinha como expressar melhor, continue assim e parabéns 💖
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